Social

Internautas se mobilizam para restaurar foto danificada de militar americano a pedido da filha

Alexiz Connolly recorreu a uma comunidade do Reddit para apagar os danos que o tempo deixou em um retrato de Gary Connolly quando ele estava no Exército.

Antes do surgimento da fotografia digital, muitas imagens eram feitas e impressas uma única vez. Se a foto fosse danificada, era preciso se conformar com isso.

Alexiz Connolly, que vive na Califórnia, nos Estados Unidos, tinha uma fotografia assim: um retrato de seu pai de quando ele estava no Exército, em 1977, que estava amassado e com rasgos.

Na quarta-feira, ela postou a imagem em uma comunidade do fórum Reddit em que são compartilhadas fotos históricas.

Recomendados

  1. Você sabe dizer quando essa foto foi tirada?
  2. O meteorito que vale R$ 3 milhões e está perdido nos escombros do Museu Nacional

«O aniversário de 60 anos do meu pai é na sexta-feira, e estava reunindo fotos de quando ele era jovem. Uma delas era essa do seu tempo no Exército», contou ela à BBC.

Quando uma pessoa sugeriu que ela pedisse ajuda de outros membros do fórum para restaurar a imagem, ela seguiu a recomendação – e, em menos de 12 horas, tinha em mãos uma nova versão da foto sem qualquer sinal de danos.

A história comoveu muita gente no Reddit, onde foi curtida mais de 45 mil vezes.

«É incrível o tanto de amor que a foto do meu pai recebeu», disse ela. «Isso também me deu uma oportunidade de perguntar mais a meu pai sobre seu período no Exército.»

Gary Connolly entrou para as Forças Armadas dos Estados Unidos assim que saiu da escola, em 1976, pouco depois do fim da Guerra do Vietnã. Hoje, ele é pastor.

Um usuário do fórum explicou que a restauração digital de uma foto é algo mais difícil de fazer do que parece. «Você basicamente tem que pensar nisso como um milhão de enxertos de pele. É muito mais difícil criar coisas que não estão lá», disse.

Imagens antigas ganham nova vida com técnicas digitais

A restauração de imagens é uma tendência cada vez mais popular, na qual fotos históricas têm atraído um interesse especial.

A artista brasileira Marina Amaral ficou conhecida por transformar fotos em preto e branco feitas nos séculos 19 e 20 aplicando cores a essas imagens.

Em agosto, fotos produzidas em 2010 pelo artista Seth Taras que mostram locais conhecidos, como a Torre Eiffel, junto com imagens antigas, foram compartilhadas quase 200 mil vezes em uma página do Facebook.

https://www.facebook.com/iartGaleria/posts/274438110034193

Jordan Lloyd também transforma fotos históricas. A maior parte de seu trabalho gira em torno de pesquisar imagens e aplicar dezenas e até mesmo milhares de camadas de cores.

https://www.instagram.com/p/BXF2kDTHsuZ/?hl=en&taken-by=jordanjlloydhq

No Instagram, contas como History Coloured (história colorida, em tradução livre do inglês) conquistam milhares de seguidores com fotos assim.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos