Presa por dançar: jovem de 18 anos é detida no Irã após publicar vídeos no Instagram

Por Victória Bravo

Maedeh Hojabri tem 18 anos, mora no Irã e é conhecida nas redes sociais pelos vídeos em que aparece dançando músicas famosas – algo extremamente normal em diversos países.

No entanto, a jovem e pelo menos três outras pessoas com contas populares do Instagram foram presas pelo governo iraniano nas últimas semanas por divulgarem vídeos de dança.

Maedeh foi obrigada a se declarar culpada em um canal de televisão estatal, dizendo que embora estivesse consciente de ter violado certos "padrões morais" impostas pelo governo, esta não era a sua intenção. Segundo suas palavras, ele só queria ganhar mais seguidores na rede social.

De acordo com uma tradução do The Guardian, Maedeh teve que se justificar com o seguinte comunicado oficial: “Eu não fiz isso para atrair a atenção. Eu só tinha alguns seguidores e fiz os vídeos para eles. Eu não pretendia motivar outras pessoas a fazer o mesmo… Eu não trabalhei com uma equipe ou recebi treinamento. Eu só fiz ginástica”.

Após a declaração pública, sua sentença de um ano de prisão e 91 chibatadas foi suspensa. As mídias divulgaram que o Estado iraniano pensa em fechar contas no Instagram parecidas com as da jovem dançarina. Segundo eles, esses usuários não merecem acesso privilegiado às redes sociais.

https://www.instagram.com/p/Bk7x7GwlJHo/?utm_source=ig_embed

Atualmente, o Irã já bloqueou o acesso ao Facebook, YouTube e Telegram. No entanto, muitos usuários discretos usam por meio de proxies, o que é ilegal.

O caso do Hojabri não é o único. Em 2014, o governo condenou sete pessoas por dançar a música "Happy", do Pharrell Williams, e divulgar na internet. Algo semelhante aconteceu em 2017, quando seis mulheres pessoas foram presas por participarem de aulas de Zumba sem usar o véu conhecido como hijab.

Como forma de denúncia e apoio à Maedeh, muitas mulheres iranianas estão publicando vídeos dançando sem o hijab.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo