Social

Pai usa álbum da Copa para ensinar importante lição ao filho de 7 anos

O mundo está em clima de Copa e o álbum de figurinhas do campeonato mundial, como é de costume, faz sucesso com adultos e crianças.

Muitas pessoas já completaram o exemplar, mas a história de um menino de sete anos chamado Davi – que ainda luta para terminar a brincadeira – se tornou viral no Facebook.

Seu pai, o músico Felipe Caczan, de 36 anos, explicou qual a lição que ele pretende ensinar para o filho com a tarefa de completar o álbum.

Recomendados

O desabafo no Facebook logo viralizou e mostrou como a atividade despretensiosa para muitos, é uma forma de preparar as crianças para o futuro.

Confira o texto:

“Amigos papais/mamães.

Eu tô longe de ser um desses pais palestrantes que brotam todos os dias por aqui. Mas quero trocar uma idéia com vocês sobre o ÁLBUM DA COPA.

Parece banal, mas representa como estamos criando nossos filhos.

Então, tô vendo muito pai e mãe assumindo a responsa de comprar, organizar, trocar e completar o álbum da garotada. Bicho, vejo isso com uma tristeza imensa.

O Davi, meu filho de 7 anos, tá colecionando aqui. O álbum dele tá todo cagado (rasgado, dobrado, figurinha colada torta), faltam umas 50 a 100 figurinhas para completar, ele não tem mais dinheiro no cofrinho e ele já se embananou todo nas primeiras trocas (trocou por figurinhas que já tinha, por exemplo), embora eu tenha passado todas as dicas de como executar essas atividades.

– “Poxa, Felipe… mas vc está deixando seu próprio filho na mão… ele vai ficar triste, decepcionado se não completar o álbum…”

Claro que vou… É no micro que a gente se prepara para o macro. A vida tá cheia de decepções, de erros que cometemos, de insucessos…

Numa pequena atividade como essa, vocês estão tirando de seus próprios filhos a chance de entenderem que, para ter êxito em algo, há uma série de etapas que precisam ser cumpridas, pensadas, planejadas, perseveradas.

Ao colecionar as figurinhas, seus filhos podem aprender de maneira lúdica a importância da organização, do zelo, da economia, de como lidarem com um mercado específico, de como interagirem com outras pessoas, etc.

E o pior… Ao entregar um álbum completo e impecável que VOCÊS montaram, os senhores estão banalizando a conquista, a vitória, o êxito que deveria ser dos seus filhos.

Parem pra pensar um pouco sobre isso.

Estamos criando uma geração que não consegue enxergar o valor das coisas justamente porque nós as entregamos de mão beijada para eles desde o nascimento. Inclusive, não enxergam o valor do seu esforço como pai e mãe para satisfazê-los.

Sei que não é por mal… Mas tá fazendo mal… É isso!”

O post já acumula mais de 45 mil compartilhamentos no Facebook e, entre os mais diversos comentários, alguns pais revelaram que nunca tinham parado para pensar nesse lado importante da brincadeira.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos