Costa dos Corais tem águas cristalinas em Alagoas e Pernambuco

Por lyafichmann
Praia de Carro Quebrado, em Barra de Santo Antônio | Wesley Menegari/Setur Al Praia de Carro Quebrado, em Barra de Santo Antônio | Wesley Menegari/Setur Al

É difícil pensar que a mesma Alagoas que foi cenário de “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, seja o contrastante local que tem também a maior concentração de piscinas naturais do país.

E com uma divisão tão marcante, foi somente no fim da década de 1970 que o Estado percebeu que os recursos como praias e lagoas espetaculares poderiam gerar riqueza. Atualmente, são 33 mil leitos ofertados aos turistas em todo o território alagoano. Mas é a Costa dos Corais que atrai a maior parte dos visitantes.

Área de preservação ambiental desde 1997, a costa compreende 13 municípios ao longo de seus 185 quilômetros de extensão, entre o norte de Alagoas e o sul de Pernambuco.

O mais comum é que quem chegue à região desembarque antes em Maragogi, que normalmente está inclusa nos pacotes dos que escolhem Porto de Galinhas (PE) ou Maceió, capital alagoana, como destino principal.

Ponta do Mangue está entre as praias mais bonitas de Maragogi | Wesley Menegari/Setur Al Ponta do Mangue está entre as praias mais bonitas de Maragogi | Wesley Menegari/Setur Al

Com excelente infraestrutura turística, o lugar tem opções para diferentes bolsos, pois abriga desde hotéis internacionais até pousadas e hotéis-fazendas. Restaurantes e centros de artesanatos também não faltam. Mas é no povoado de São Bento que se podem apreciar os tradicionais bolinhos de goma, preparados artesanalmente.

Seguindo pela costa no sentido de Maceió, outro ponto importante é Porto de Pedras. O local foi escolhido para a introdução do peixe-boi na natureza, espécie que pode ser vista próxima da foz do rio Manguaba e ao passear de barco pelo rio Tatuamunha.

Seguindo adiante, chega-se a São Miguel dos Milagres. Com praias semidesertas de águas mornas e transparentes, como a Praia do Toque, o lugar é ideal para quem pretende se acalmar e contemplar.

Em Barra de Santo Antônio, além de apreciar a simplicidade da vida dos nativos, é possível aproveitar belíssimas praias, como Tatuba, Carro Quebrado e Ilha de Crôa. É lá também que o rio Santo Antônio cede suas margens aos manguezais.

Já bem pertinho da capital, distante apenas 36 quilômetros, fica Paripueira. Ao visitar o lugar, não deixe de passar por Sonho Verde, ideal para descansar com sua convidativa areia dourada e fofa e seus inúmeros coqueiros.

Untitled-1

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo