Às vésperas do Enem, professores destacam dicas para obter bom desempenho

Por lyafichmann
Professora Cristiane Bastos recomenda: ‘decoreba’ não basta | André Porto/Metro Professora Cristiane Bastos recomenda: ‘decoreba’ não basta | André Porto/Metro

Faltam poucos dias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). As provas acontecem nos próximos dia 8 e 9 de novembro. O Metro Jornal procurou educadores e selecionou dicas que podem ajudar a obter um bom desempenho na avaliação.

A regra é estar por dentro do Enem. “A melhor maneira de se preparar é conhecer o exame”, afirma Cristiane Bastos, professora do ensino médio do Colégio Ofélia Fonseca. “As questões buscam estimular o raciocínio do candidato de forma interdisciplinar.

Ou seja, o contexto é tão ou mais importante que o conteúdo. “Não basta ao candidato a simples memorização de tópicos”. Segundo ela, alunos devem estar preparados para estabelecer relações entre os conteúdos cobrados. “O candidato deve estar atento às questões sociais da atualidade e pensar em possibilidades práticas para a resolução de situações-problema”.

Leitor consciente

O candidato que deseja ingressar nas universidades usando sua pontuação nesse exame deve, antes de tudo, ser um leitor consciente do seu mundo. É o que afirma Ronaldo Pileggi, professor de redação e gramática do Colégio Nossa Senhora do Morumbi, de São Paulo.“É recomendável ter um reportório cultural que permita se posicionar criticamente”, diz.

Para isso, segundo Pileggi, nesse momento final de preparação, o estudante pré-universitário deve revisitar os acontecimentos mais marcantes que movimentaram o cenário político social do Brasil nos últimos anos. “O estudante deve buscar sempre ter um olhar que relaciona, compara, avalia e se posiciona diante desses fatos”, orienta o professor.

O exame do Enem teve 8,7 milhões de inscritos. A nota pode ser usada pelo estudante para participar de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que classifica os alunos para vagas no ensino superior público, e o ProUni (Universidade para Todos), que oferece bolsas em instituições privadas.

Relaxe para produzir mais

Descanse, espaireça. Se você se preparou bem ao longo do ano, não precisa se matar na véspera. Veja dicas da neurocientista Ana Cristina Pomarico, diretora do colégio Joana Dárc, para relaxar e se preparar fisicamente para o Enem.

Captura de Tela 2014-10-27 às 20.21.35
Captura de Tela 2014-10-27 às 20.21.47

Loading...
Revisa el siguiente artículo