Campanha destaca a importância dos educadores para melhorar o ensino no país

Por lyafichmann

Como melhorar a educação? Um estudo realizado nas cinco regiões do país fez a pergunta a especialistas de diversas áreas, e também a alunos, pais, educadores, diretores de escola. A resposta foi unânime: valorizando os professores.

Da pesquisa, realizada pelo movimento Todos Pela Educação, foi idealizada a campanha “Todos Somos Educadores”, lançada segunda, 14, não por acaso, véspera do Dia do Professor, celebrado nesta quarta-feira, 15 de outubro. A principal ação será colaborar para a valorização da carreira docente.

“Nas famílias em que professores são valorizados, filhos levam mais a sério os estudos”, afirma Maria Lúcia Reis, diretora e sócia-fundadora do Todos Pela Educação. “Se a sociedade não se mobilizar para melhorar a carreira do educador, ninguém mais vai querer exercer a profissão.”

Carreira e formação

Dados do Censo Escolar da Educação Básica 2013 apontam que professores recém-formados ganham bem menos que profissionais de outras áreas, também em início de carreira. “Além de melhores salários, precisam de políticas de incentivo em formação”, comenta Reis.

O mesmo levantamento mostra ainda que menos da metade dos docentes do Ensino Médio e dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública tem licenciatura nas disciplinas que ministram.

Para tentar mudar esse cenário, a campanha “Todos Somos Educadores” propõe uma série de iniciativas de mobilização social focadas em cinco atitudes que, se incorporadas ao cotidiano das famílias, escolas e comunidades, acredita-se que tenham o potencial de contribuir para avanços educacionais.

Além de valorizar professores, aprendizagem e conhecimento, a agenda de ações inclui outras quatro  metas: promover habilidades importantes para a vida e para a escola, colocar a educação escolar no dia a dia, apoiar o projeto de vida e o protagonismo dos alunos, e, por fim, ampliar o repertório cultural e esportivo das crianças e dos jovens.

Mais informações em www.5atitudes.org.br.


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo