Celular poderá ser recarregado sem uso de fio

Por lyafichmann
Estudante demonstra sua invenção: carregador sem fio | Divulgação/MeredithPerry Estudante demonstra sua invenção: carregador sem fio | Divulgação/Meredith Perry

A start-up uBeam chamou atenção em 2012 ao propor um método novo e limpo de recarga de baterias. Agora, a empresa comandada pela estudante da Universidade da Pensilvânia, Meredith Perry, apresenta o protótipo final.

Com o auxílio de receptores ligados a aparelhos eletrônicos, o som produzido por eles é captado e transformado em energia, usada para alimentar aparelhos móveis. Isso é possível por meio de estações de recarga, com menos de 0.5 cm de espessura, disponibilizadas no ambiente.

As ondas sonoras, transformadas em energia, são reenviadas pelo ar, via ultrassom. Esse sinal é captado pelos receptores da uBeam, instalados nos dispositivos, permitindo a recarga das baterias sem usar fios, contanto, apenas, que o aparelho esteja nas redondezas do transmissor.

Ainda menores

Outro benefício desta tecnologia é diminuir o tamanho das baterias. A estimativa de Perry é colocar o produto no mercado em no máximo dois anos, disponível em duas versões: para ambientes pequenos e grandes, que serão vendidas tanto diretamente para o consumidor final como para restaurantes e hotéis.

No futuro, espera a estudante que, além de desfrutar de internet gratuitamente via Wi-Fi nos locais públicos e privados, os internautas possam também recarregar seus aparelhos livremente por meio do uBeam.


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo