Confira dicas para se preparar para o verão com mais saúde

Por Nadia

Captura de Tela 2014-10-05 às 16.45.13 Contagem regressiva para o verão: faltam poucos meses para o sol, e se você sonha em exibir saúde, ainda dá tempo para correr atrás. É o que afirmam especialistas em nutrição e atividade física.

Para começar, risque fritura, açúcar e gordura do cardápio. “Eles triplicam o valor calórico do alimento em comparação com o assado ou cozido”, explica a nutricionista Letícia Matrak.

Outra dica importante é fazer uma alimentação mais controlada, rica em alimentos integrais, fibras e termogênicos. “Esses alimentos promovem sensação de saciedade, aceleram o metabolismo e ajudam na eliminação de gordura”, recomenda.

Assim como na alimentação, a hora de se exercitar também requer planejamento, segundo a personal trainer Marina Sartório.

“O emagrecimento muito rápido traz prejuízos à saúde. Por isso, é importante que o treino respeite o ritmo do corpo. Assim não há perda de massa muscular nem de água”, orienta.

De acordo com Marina, o ideal é começar com treinos de 30 minutos a 1 hora, três vezes por semana. Depois de 15 dias, o treino passa a ser quatro vezes na semana com duração entre 60 e 90 minutos. E no segundo mês, deve ser de cinco a seis vezes por semana com até 2 horas de duração.

“O importante é ter pelo menos um dia de descanso. O corpo precisa de tempo para se restabelecer”, enfatiza Marina. Outra dica é fazer um rodízio entre as atividades: faz jump em uma semana, spinning na outra. Depois, zumba, circuito funcional e assim por diante.

“O corpo se acostuma a trabalhar um grupo de músculos e se acomoda. É preciso sempre mudar o agrupamento muscular para que o corpo esteja em constante esforço, queimando calorias e, assim, alcançar o grande objetivo: emagrecer com saúde”, esclarece a personal. 


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