Especialistas afirmam que casos de rinite aumentam na primavera

Na primavera, maior dispersão de pólen favorece crises | Image Source/Folhapress Na primavera, maior dispersão de pólen favorece crises | Image Source/Folhapress

Obstrução nasal, coriza, dores de cabeça, coceira no nariz, na garganta, no céu da boca, nos olhos. Esses são os principais sintomas da rinite, inflamação da mucosa nasal, causada por vírus, bactéria, ou por alergia (a mais comum). Especialistas alertam que as crises podem piorar na primavera por três motivos: maior dispersão de pólen, clima seco e variações de temperatura.

“Existem diversos tipos  de rinite, as alérgicas tendem a aumentar sua incidência na primavera, assim como as vasomotoras (relacionadas com o clima), diz Fernando Chami, mestre em otorrinolaringologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

A rinite alérgica é a resposta do organismo a um componente nocivo. “O nariz funciona como um filtro que impede a entrada de agentes que possam prejudicar a saúde dos pulmões”, explica o otorrinolaringologista Cícero Matsuyama.

Enfermidade crônica, pode ser provocada por inúmeros motivos. Além do pólen, contato com os ácaros da poeira doméstica, pelos de animais, fungos, mofo, perfume, alguns alimentos, medicamentos, bactérias, vírus e mudanças bruscas de temperatura podem desencadear as crises.

Terapias e prevenção

O tratamento, em geral, é feito por medicação oral ou nasal. Em alguns casos requer cirurgia. As crises devem ser tratadas para evitar complicações, como sinusites e faringites. Prevenção é o melhor tratamento. “Casos mais leves podem ser combatidos de maneira simples”, diz Carolina de Oliveira, fisioterapeuta especialista em medicina do sono. A regra é manter a casa sempre limpa e arejada.

Quartos merecem maior atenção, pois é o ambiente mais contaminado por ácaros. “Quem tem rinite está sujeito a dormir mal, por isso os travesseiros, por exemplo,  devem ser trocados a cada dois anos”.

Outra solução é adotar uma decoração que dispense cortinas, tapetes, almofadas e objetos que acumulem poeira difícil de limpar. Na faxina, use sempre máscara e prefira pano úmido para remover o pó dos móveis e do chão.   

Loading...
Revisa el siguiente artículo