Protetor solar com cor ou base com FPS?

Por Caio Cuccino Teixeira
Filtros com cor de base  estão disponíveis  em diferentes tonalidades Filtros com cor de base estão disponíveis
em diferentes tonalidades

Um produto que não pode faltar no ritual de beleza diário de uma mulher é o protetor solar para o rosto. Para quem gosta de se maquiar todos os dias, outro grande aliado é o filtro solar com cor de base. Segundo especialistas, além da ação contra a radiação solar, o produto cobre imperfeições da pele. A indústria cosmética, por sua vez, também inovou e hoje há diversas bases e cremes com FPS (Fator de Proteção Solar). Mas a dúvida é: cremes e maquiagens com proteção solar podem substituir o protetor tradicional? Qual é o mais eficaz: base com FPS ou protetor solar com cor?

“Os protetores com cor são mais confiáveis porque oferecem uma proteção mais eficaz e são testados pela indústria medicinal. Ao contrário das bases que são testadas pela indústria cosmética. Os bloqueadores com base possuem a mesma proteção de um protetor solar normal. Porém, se a pessoa preferir uma base, o melhor é aplicar um protetor solar antes de se maquiar”, diz Ruy Duarte de Almeida, chefe do setor de Dermatologia do Hospital Ana Costa, de Santos.

Segundo o especialista, o protetor solar com cor pode ser usado em qualquer ocasião e não há contra-indicação. A única recomendação é de reaplicá-lo ao longo do dia. “Existem protetores que prometem efeito de até oito horas, mas o ideal é reaplicá-lo em até três horas.”

Quais outros cuidados deve-se tomar para proteger a pele dos efeitos do sol?

Você sabia que existem roupas com filtro de proteção solar? Trata-se de  um tecido nanotecnológico que suporta várias lavagens.  “São roupas especialmente indicadas para quem tem a pele muito clara ou pratica atividades ao ar livre, como corrida ou caminhada”, diz Ruy Duarte de Almeida, dermatologista.

Se este é o seu caso, aproveite também para conversar com o seu médico sobre os suplementos alimentares (industrializados ou manipulados) que podem ajudar a proteger a pele. “Esses produtos não substituem o protetor solar, mas melhoram a resistência ao sol”, afirma Almeida.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo