Saiba o que fazer para ter férias divertidas e educativas

Por fabiosaraiva

Educar para crescer logo educaçãoAs férias estão aí para a alegria de crianças e de adolescentes cansados da rotina escolar do ano passado. Apesar do período ser de curtição, muitos pais tendem a se preocupar com o excesso de tempo livre e a falta de estímulos.

Só que eles esquecem que, mesmo nessa época, os filhos continuam aprendendo o tempo todo e fazendo descobertas reais sobre geografia, história, ciências, matemática e muitas outras disciplinas e assuntos importante, como ecologia, cidadania e ética. São os exemplos práticos de muita coisa que, na escola, só é visto na teoria.

Isso sem contar que a vivência com avós, tios, outros parentes e também os amigos ensina muito sobre afetividade e relacionamento humano, ainda que as pessoas não estejam pensando em ensinar de fato.

“Os momentos de interação e integração com a família tornam a criança ou o jovem muito mais confiantes”, assegura a arte-educadora Fátima Balthazar, que é assessora pedagógica do Sistema Educacional Família Escola de Curitiba (PR).

Museu Catavento traz nova atividade nessas férias em que as crianças aprendem, de forma lúdica, sobre o universo da ilustração | Andre Porto/Metro Museu Catavento traz nova atividade nessas férias em que as crianças aprendem, de forma lúdica, sobre o universo da ilustração | Andre Porto/Metro

 

Hora de ensinar

Cabe aos pais estimular os filhos a ficarem alertas, observando, analisando e buscando informações e referências de tudo o que acontece ao redor. Dá para mostrar a eles oportunidades incríveis de como é possível ampliar o repertório enquanto se divertem.

“É muito importante que os pais não expressem mau humor porque o filho está de férias”, aconselha a educadora. “Uma dica é criar um cronograma de férias com uma atividade por dia da semana”. Assim, os pais podem se organizar e ainda  participar de todos os eventos.

Captura de Tela 2014-01-07 às 21.03.22

Captura de Tela 2014-01-07 às 21.03.42

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo