Proteção solar para os pets também é importante

Por Carolina Santos
Maria Eduarda pretende observar melhor a dálmata Garota | Gabriela Di Bella/ Metro Maria Eduarda pretende observar
melhor a dálmata Garota | Gabriela Di Bella/ Metro

Chapéu, boné, guarda-sol e, principalmente, protetor solar são itens obrigatórios e comuns a todos nós na hora de encarar o sol. No entanto, o que pouca gente sabe é que nossos companheiros de quatro patas também necessitam de alguns cuidados especiais para evitar doenças provocadas pela exposição solar, como o câncer de pele.

Segundo a veterinária Alessandra Roll, as doenças de pele ocorrem mais nas regiões desprovidas de pelo, como focinho e orelha. Mas o alerta vale para o corpo inteiro quando o pet é tosado e para aqueles mais preguiçosos, que adoram tomar banho de sol com a barriga para cima. “Esses casos são bastante comuns, principalmente em cães com menos melanina e nas regiões mais expostas e sensíveis. Geralmente é necessário uma cirurgia em que são retiradas as áreas infectadas pelo tumor”, explica a veterinária.

Alessandra destaca que já na pediatria recomenda aos donos de animais claros o uso de protetor solar. “Como no Brasil os protetores para animais são pouco comuns, tenho recomendado os protetores de bebês, que são menos alérgicos, e nos fatores mais altos, como 60 e 70”, explica.

 

O que fazem os donos?

A jornalista Bruna Valentini, 24 anos, é dona da Nico, uma gatinha branca que adora pegar sol.

“Nós tivemos que adaptar algumas medidas para evitar que ela ficasse muito exposta. E está sendo bem complicado porque ela já está muito apegada ao sol”.

Bruna adotou Nico sabendo que seriam necessários alguns cuidados especiais. Para o próximo apartamento delas, a questão solar está entre as prioridades.

Já com a estudante de cinema Maria Eduarda Izquierdo, 19 anos, a situação é outra. A dona da dálmata Garota não imaginava que esse tipo de doença atingisse também os animais.

“A gente sai com ela mais à noite, mas durante o dia ela fica na área, tomando sol. Ela adora. Eu nem sabia que ela podia ter essas doenças. Agora vou começar a cuidar”, observa.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo