Tudo pronto para o Enem: mais de 7 milhões participam

Por fabiosaraiva
Provas têm 45 questões cada e no 2º dia há uma redação | Adriano Vizoni/Folhapress Provas têm 45 questões cada 
e no 2º dia há uma redação | Adriano Vizoni/Folhapress

Neste final de semana, 26 e 27, cerca de 7,1 milhões de estudantes de todo o país vão participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) com o objetivo de testar os conhecimentos do Ensino Médio e ainda tentar garantir uma vaga na faculdade.

Em ambos os dias, as provas começam impreterivelmente às 13h, pelo horário oficial de Brasília, mas os portões dos locais abrem às 12h. É importante que os candidatos cheguem cedo, entre 12h e 12h30, para evitar que fiquem de fora. Não haverá tolerância.

Vai cair o quê?

No sábado, 26, serão aplicados exames das Ciências Humanas e suas Tecnologias, que abrangem conteúdos das disciplinas de Geografia, História, Filosofia, Sociologia, e também das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que trazem questões de Química, Física e Biologia. São 45 questões para serem resolvidas em 4 horas e 30 minutos.

Já no domingo, 27, os alunos serão testados em provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que vão abordar assuntos de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Educação Física, Artes e Tecnologia da Informação e Comunicação, e ainda Matemática e suas Tecnologias. Ao todo, são 45 questões. Neste dia também será aplicada uma redação, que pede um texto dissertativo–argumentativo de até 30 linhas sobre um tema, em geral, da atualidade. Por conta disso, a prova do domingo será mais longa: 5 horas e 30 minutos.

É recomendado aos alunos que calculem e administrem o tempo de resolução da prova, deixando um período para preenchimento do cartão-resposta. Não pode haver rasuras nas questões ou as mesmas serão desconsideradas.

Fique atento

Durante os exames, os alunos não podem utilizar livros, aparelhos celulares, rádios ou relógios, tanto analógico como digital. Também não será aceito uso de boné, chapéu, viseira, gorro e óculos-escuro. Os lanches, assim como água e outros líquidos, podem ser levados e devem ser depositados ao lado das cadeiras dos candidatos. Bebidas alcoólicas são proibidas.

Resultados

Os gabaritos oficiais da parte objetiva dos exames serão divulgados na página do Inep  (portal.inep.gov.br/enem) até 30 de outubro. Já a data dos  resultados individuais dos alunos ainda não foi divulgada.

 

O que levar nas provas?

Não esqueça de separar os itens de primeira necessidade para os dois dias. 

1. Documento de identificação original com foto (RG ou CNH, por exemplo).

2. Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

3. Lápis e borracha (ou lapiseira) podem ser usados, mas devem ficar na embalagem porta-objetos que será distribuída aos participantes e guardada embaixo da carteira.

Loading...
Revisa el siguiente artículo