Cursos de criatividade e inovação são opções para estruturar negócio

Por Carolina Santos
Desenvolvimento das ideias é estimulado | Bernardo Rebello/Sebrae Desenvolvimento das ideias é estimulado | Bernardo Rebello/Sebrae

Estudar e ganhar novos conhecimentos ajuda a fortalecer a confiança daqueles que querem começar uma nova empresa. Com mais de 30% da população adulta brasileira gerindo seu próprio negócio, conforme a pesquisa “Empreendedorismo Brasil 2012” do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas), universidades diversificam a oferta de cursos que focam em alavancar o empreendedorismo.

“O interesse para empreender tem claramente crescido entre nossos alunos nos últimos anos”, avalia o coordenador adjunto do GVcenn (Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Marcelo Aidar. O GVcenn reúne pessoas para estudar, gerar e propagar conhecimento multidisciplinar sobre empreendedorismo.

Um dos cursos oferecidos dentro do Programa de Educação Continuada é o de Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios. Coordenado por Aidar, o curso visa dotar os participantes de técnicas para planejar, desenvolver e avaliar as chances de sucesso de novas empresas. Como resultado, os alunos criam um plano de negócio que pode ser colocado em prática na sua empreitada.

A ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) também foca no empreendedorismo. Entre as suas especializações, a escola oferece o curso Empreendedorismo e Inovação dirigido para negócios que focam novas demandas do mercado. Com 35 horas de duração, as aulas abordam criatividade empreendedora, criação de empresas e estudos de caso.

“Estudar para o empreender é importante, mas outros fatores como atitude, networking, investimento financeiros, formação prévia, histórico familiar e experiência pessoal também são essenciais”, acrescenta Aidar.

É fácil e possível aprender a distância

Vários cursos on-line e gratuitos ajudam o empreendedor a lidar com questões do dia a dia do negócio. Veja onde encontrar alguns deles:

Formação do Preço de Venda 

Oferecido pelo Sebrae, dentro do Programa Varejo Fácil, o curso aborda a precificação de produtos, com análise dos custos, despesas fixas e cálculos essenciais para manter o negócio.

Contabilidade  

O curso, oferecido pelo iPED (Instituto Politécnico de Ensino a Distância), aborda questões contábeis, como abrir e encerrar uma empresa.

Exportações

Direcionado aos interessados em procedimentos relacionados ao controle administrativo e ao aduaneiro das exportações; o curso é oferecido pelo Sebrae.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo