Controlar a ansiedade com o vestibular é possível

Por Carolina Santos
Manter a calma é essencial para se manter concentrado | Imagesource/ Folhapress Manter a calma é essencial para
se manter concentrado | Imagesource/ Folhapress

O modo mais provável de garantir sucesso no vestibular é estudar para saber a resposta certa e estar tranquilo, concentrado e confiante para aplicar esse conhecimento de forma integral na prova.

E, embora não exista uma fórmula infalível para alcançar este objetivo no dia do exame, algumas dicas ajudam o aluno a criar mecanismos para aplicar bem essas estratégias. Veja algumas delas de acordo com o período que você está enfrentando.

Faltando um mês: É importante manter um ritmo de estudo, mas sem ultrapassar as oito horas diárias. Cuidar da qualidade do sono também é fundamental para manter a memória.  

Uma semana antes: É hora de diminuir o ritmo de revisão das matérias. Não mudar os hábitos radicalmente e manter a hidratação do corpo também é importante.

 

Na véspera: Aquela última espiada nos livros não ajuda em nada. Fazer isso pode provocar mais cansaço e ansiedade. Use o tempo para relaxar.

 

No dia da prova: Manter a concentração e a autoestima elevadas é essencial. Se no momento da prova der “um branco” ou o aluno sentir pânico, fazer uma pausa e ir ao banheiro pode ajudar.

 

E se não passou?: Ficar aborrecido é inevitável. Mas é preciso enfrentar a frustração momentânea e seguir em frente com os estudos, mantendo o foco para o próximo ano.

 

 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo