Reta final para o Enem pede revisão de conteúdos

Por Carolina Santos
Alunos devem aproveitar os próximos dias para revisar todos os conteúdos já estudados, indicam especialistas | Danilo Verpa/ Folhapress Alunos devem aproveitar os próximos dias para revisar todos os conteúdos já estudados, indicam especialistas | Danilo Verpa/ Folhapress

 

Aguardado por estudantes do Brasil inteiro, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontecerá daqui a alguns dias, em 26 e 27 de outubro. Composta por 180 questões e mais uma redação, a avaliação colocará à prova os conhecimentos e também a ansiedade dos candidatos ao ensino superior.

Com características interdisciplinares, o Enem traz bastante texto e exige muita atenção na hora da leitura. “Ao invés de cobrar conteúdos específicos, como no tradicional vestibular, o exame analisa a capacidade de interpretação de texto e a aplicação de conceitos”, orienta o sociólogo Simon Schwartzman, presidente do IETS  (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade).

É de se esperar que, a essa altura, o aluno já tenha se preparado e esteja na etapa da revisão. No entanto, se não houve tempo para se dedicar e a ideia é recuperá-lo agora, atenção ao que dizem os especialistas. “É bem melhor revisar os conteúdos que o estudante já conhece e domina do que começar a aprender um assunto novo e complicado e então se frustrar”, diz Alberto Francisco do Nascimento, coordenador de vestibular do Curso Anglo.

 

Leia muito 

Além das disciplinas aprendidas em sala de aula, o Enem também pede que o candidato demonstre compreensão das coisas que acontecem no mundo em que vivemos. Daí a necessidade de se informar, ler bastante e procurar fazer uma análise crítica reflexiva de diferentes assuntos. “Manter-se atualizado e a par dos principais fatos é essencial”, pondera Vera Lúcia Pereira dos Santos, doutora em Linguística e em Língua Portuguesa.

É recomendado também olhar e tentar responder as provas aplicadas nos últimos três anos, pois isso ajuda a treinar e a entender o estilo das questões e os temas em geral abordados.

Captura de Tela 2013-10-20 às 20.02.09

Loading...
Revisa el siguiente artículo