Eclipse lunar poderá ser visto no Brasil nesta sexta-feira

Por Tercio Braga
Mapa mostra áreas onde o eclipse penumbral da lua poderá ser observado nesta sexta / Reprodução/The Astronomical Almanac/U.S. Naval Observatory Mapa mostra áreas onde o eclipse penumbral da lua poderá ser observado nesta sexta / Reprodução/The Astronomical Almanac/U.S. Naval Observatory

Nesta sexta-feira, dia 18, ocorrerá um eclipse lunar penumbral, o último deste ano. O fenômeno poderá ser observado no leste das Américas, na Europa, na África e em algumas partes da Ásia.

O eclipse deve começar por volta das 18h51, de acordo com previsões da Nasa (Agência Espacial Americana). O fenômeno deve terminar por volta de 22h50 – no horário de Brasília.

Parte da lua ficará ocultada pela penumbra da Terra. “O eclipse será visível em todo o Brasil, mas muito fraco”, explica o astrônomo e professor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Kepler Oliveira. “Isto é, terá pouco contraste, pois a Lua só entra na penumbra da Terra, (parte da sombra) e não total.”

Este será o terceiro eclipse do ano. Em 25 de abril tivemos um eclipse parcial da lua, e em 25 de maio ocorreu outro eclipse penumbral.

Um eclipse total da lua – em que a mesma fica coberta pela penumbra da Terra – está previsto apenas para 15 de abril de 2014, e poderá ser observado do Brasil.

Imagem mostra a sequência de um eclipse penumbral da lua. Foto: Reprodução/Observatório de Hong Kong Imagem mostra a sequência de um eclipse penumbral da lua. Foto: Reprodução/Observatório de Hong Kong
Loading...
Revisa el siguiente artículo