Suzuki Hayabusa, velocidade domada

Por Tercio Braga

Potência e segurança. Essas duas palavras-chave viraram um lema para a Suzuki. Seguindo esta linha de raciocínio, a montadora japonesa confirma que venderá, a partir de outubro, a nova Hayabusa GSX 1300R com 197 cv de potência e, agora, dotada de freios ABS.

Para entender melhor as novas características da hiperesportiva, entrevistamos Joãozinho Toledo, diretor da Suzuki Motors do Brasil. Na conversa, o executivo foi enfático sobre quais os grandes diferenciais da nova Hayabusa: “As principais diferenças são a inclusão do sistema ABS, freio da marca Brembo, além de novas cores e grafismos”.

A Hayabusa, que está no mercado desde 1999, foi criada para ser uma moto de rua que consegue, facilmente, ultrapassar os 300 km/h, mas uma das grandes preocupações da montadora japonesa nestes últimos 14 anos, sem dúvida, foi como oferecer segurança para os motociclistas que pilotam uma máquina tão potente. Justamente por isso a Suzuki, que no Brasil é representada pela J. Toledo, prezou por desenvolver uma moto mais equilibrada. Potente igual, mas com uma segurança maior.

“A moto passou por um refinamento técnico para proporcionar mais segurança ao consumidor brasileiro”, revela Joãozinho Toledo.

Ou seja, além da inserção do ABS, a Suzuki incorporou um conjunto de freios dianteiros na moto, com discos duplos com pinças monobloco, dotados de pistões de diâmetro maior, algo que faz com que a primeira freada seja mais intensa.

Além da grande novidade, outro ponto de destaque é a manutenção da mecânica do antigo modelo. Assim, a Hayabusa segue tendo o motor quatro cilindros em linha de 1.340 cm³, com comando duplo no cabeçote, e 197 cv de potência a 9.500 rpm. Ainda que tenha dado um plus na Hayabusa, a Suzuki afirma que manterá no mercado a antiga versão, sem os freios ABS, que sai ao consumidor final por R$ 56 mil. “Além de uma aerodinâmica inigualável, é possível afirmar que o consumidor encontrará uma ótima performance e alto rendimento”, finaliza o executivo.

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