Daniel Bork - Aprenda a fazer uma torta folhada de pêssegos

Por Carolina Santos

TORTA FOLHADA DE PÊSSEGOS

Existem na literatura algumas divergências sobre qual confeiteiro teria desenvolvido inicialmente a massa folhada. Acredito que a mais aceita seria a de que o pintor, sim amigos leitores, pintor, Claude Gellée (século XVII), quis alegrar seu pai que estava doente: pegou um grande pedaço de massa de pão e passou no meio uma grande quantidade de manteiga, ignorando assim as recomendações de seus chefes que afirmavam que a manteiga escorreria da massa, durante o cozimento. Grande foi a surpresa de todos, quando ele retirou do forno uma enorme bola de massa, toda folhada, tão gostosa que seu pai lhe pediu mais. É isso,  mais uma vez na história da gastronomia surge uma maravilha sem qualquer intenção. Então obrigado ao  monsieur Gellée . Ótimo fim de semana a todos!

 

INGREDIENTES

2 rolos de massa folhada

 

Creme aromatizado:

½ litro de leite

1 xícara (chá) da calda da lata

2 gemas de ovo

½ xícara (chá) de
amido de milho

 

Recheio:

1 lata de pêssegos
em calda picados

 

MODO DE PREPARO

Para o creme: em uma panela junte todos os ingredientes do creme, misture tudo com o auxilio de um fouet. Leve ao fogo baixo mexendo bem até engrossar, retire do fogo e coloque em uma manga de confeitar, leve para a geladeira para firmar. Abra a massa folhada sobre a mesa e corte três círculos do mesmo diâmetro da assadeira (ou aro) que irá ser usada para montar a torta. Coloque cada massa em uma assadeira forrada com papel manteiga ou tapetinho de silicone e leve ao forno quente (200º) por aproximadamente 20 minutos ou até que a massa folhe e fique dourada. Tire do forno e reserve para esfriar.
Monte sua torta: Coloque um disco da massa no fundo da assadeira, espalhe o creme reservado e alguns pêssegos picados. Coloque a segunda massa folhada por cima e repita o processo de recheio. Então coloque por cima o terceiro disco de massa. Finalize colocando mais creme e mais pêssegos por cima. Mantenha na geladeira até o momento de servir.

 

 

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo