Apresentado por:Personare

Personare

Tudo o que você precisa saber sobre Vitamina D

Entenda os benefícios para o corpo e saiba onde encontrar a Vitamina D

Afinal, pra que serve a Vitamina D? Em geral, todas as vitaminas são imprescindíveis para o funcionamento do nosso organismo.

A única vitamina que pode ser produzida pelo corpo é a Vitamina D, a partir do efeito da luz solar sobre a pele. O sol é fundamental, portanto, para todos nós. Este guia vai ajudar você a entender a importância da Vitamina D na sua vida.

Pra que serve a Vitamina D

A principal função da vitamina D é a de contribuir para a absorção do cálcio, beneficiando as funções celulares e a saúde óssea, inclusive dos dentes.

Trata-se de um nutriente que não é importante apenas para a saúde dos ossos, como também para a imunidade e o humor, evitando doenças como depressão e ansiedade.

A Falta e o excesso de Vitamina D

Tanto o déficit quanto o excesso podem provocar reações indesejáveis.

A falta de Vitamina D no corpo pode causar raquitismo (em crianças), fraqueza de ossos e dentes, diarreia, miopia, nervosismo, deficiência do metabolismo e propensão à osteoporose e à osteopenia.

Além de  enfraquecer o sistema imunológico e deixar o organismo propenso à várias doenças como a pressão alta, câncer e esquizofrenia.

Vitamina D para as mulheres

A terapeuta ortomolecular Adriane Splendore explica que o cálcio é considerado um calmante. As mulheres que têm baixa de cálcio estão mais propensas aos desconfortos da TPM.

Alimentos com Vitamina D

A exposição ao sol é a principal fonte de vitamina D, porém alguns de seus nutrientes estão presentes em alimentos, como peixes (sardinha, atum, salmão), ovos, manteiga e cogumelos (portobello, paris e shiitake, por exemplo).

A importância do Sol para Vitamina D

Outro fator importante é que a exposição saudável à luz do sol faz com que o organismo produza a vitamina D, que é fundamental para regularizar os níveis de cálcio e fósforo, que entre várias funções protegem nossos ossos e dentes. Os horários mais adequados são antes de 10h e depois de 16h.

Vitamina D e coronavírus

Existem estudos em andamento que investigam a relação entre Vitamina D e coronavírus. Mas as pesquisas ainda são inconclusivas. Em geral, doses adequadas de Vitamina D no organismo podem trazer benefícios para quadros de grupes comuns.

Importante sempre lembrar que suplementos de Vitamina D só devem ser tomados com recomendação médica. Em geral, para ter os níveis adequados basta tomar sol todos os dias nos horários indicados.

+ Quer saber o panorama da sua vida amorosa hoje? Jogue uma amostra grátis do Tarot do Amor.

+ Leia previsões baseadas em todo o seu Mapa Astral no seu Horóscopo Personalizado.

+ Leia três dicas para cuidar da sua saúde mental hoje mesmo.

+ Descubra tudo sobre o signo de Virgem.

Equipe Personare

Nós, da equipe Personare, também estamos em um processo constante de conhecimento sobre nós mesmos, sobre o mundo e sobre as relações humanas.

conteudo@personare.com.br

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos