Significado das cores: como utilizar cada uma a seu favor

Guia ajuda a entender melhor a energia das principais cores

Por Solange Lima

A Cromoterapia tem como base as sete cores do arco-íris. São elas: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta. Neste guia, reunimos os melhores conteúdos da especialista Solange Lima sobre o significado das cores para que você possa utilizá-las no dia-a-dia da melhor maneira possível.

Entenda o significado das cores e como cada uma atua

Significado do Vermelho

É a cor da paixão, da sedução e da sensualidade. O vermelho é estimulante, traz vitalidade e induz à ação.
significado das cores - vermelho

Também faz você se sentir centrado no “aqui e agora”, oferece energia e movimento, ajudando a reacender a paixão e dar uma “levantada” no relacionamento.

Significado do Laranja

É considerada a cor da prosperidade. Afinal, se estamos mais ousados, corajosos e estimulados, tudo flui de maneira tranquila, a gente se sente mais seguro e as coisas acontecem, trazendo uma vida mais próspera.
significado das cores - laranja

A cor laranja traz força, coragem, determinação e ousadia, tirando a gente do estado de medo e covardia.

Significado do Amarelo

Representa a mente e, por isso, estimula o raciocínio e o intelecto, é a tonalidade da inteligência, da sabedoria, da lógica e da razão.
significado das cores

Sendo assim, você deve usar a cor para aumentar a capacidade de concentração, clarear os pensamentos, organizar as ideias e trazer mais produtividade no trabalho e nos estudos.

Significado do Verde

A cor verde é o intermediário entre as cores quentes e frias, entre os níveis físico e emocional.
cor verde

A cor traz serenidade, mantém o bom funcionamento do corpo, trazendo equilíbrio e bem-estar. Além disso, nos deixa centrados, harmonizando físico e mente.

Significado do Azul

É a primeira cor fria, que é mais sutil e trabalha as emoções e os sentimentos. Traz calma, relaxa a mente e consequentemente o corpo, permitindo-nos ter contato com nossa essência, com o nosso “eu” mais íntimo, nos ajudando a resgatar nossa fé.
significado da cor azul

A cor ainda trabalha removendo ideias obsessivas e padrões nocivos de comportamento.

Significado do Índigo

O índigo trabalha a energia do Chakra Frontal, que aguça nossa intuição, eleva e expande nossa consciência, permitindo uma compreensão melhor das situações da vida.

Ele também traz um profundo estado de relaxamento para corpo e mente, além de nos ajudar no processo de autoconhecimento, transformando nossos padrões internos.

Significado do Violeta

A cor violeta tem o poder de transmutação e transformação, ajudando quando nos encontramos perdidos, buscando o autoconhecimento e querendo promover mudanças em nossa vida.

Outra possibilidade é usar a cor em roupas, acessórios e até esmalte. Nesses casos, o violeta transmite autoridade, aumenta o poder de concentração e desperta o interesse dos outros.

Significado do Rosa

A cor também tem a função de harmonizar e melhorar a comunicação nos relacionamentos.

A cor rosa ensina a trabalhar a energia do amor, do perdão. A cor nos ajuda a nos permitir, a aceitar as diferenças, a buscar reconciliações e entendimentos de mágoas e ressentimentos do passado.

Significado das cores branco, preto, marrom e cinza

Branco, preto, marrom e cinza não têm função terapêutica segundo a Cromoterapia, mas podem trazer benefícios quando usadas nas roupas.

Entenda aqui:

Significado do Branco

O branco é a luz, a junção de todas as cores. Branco remete a pureza, a perfeição, remete a paz, por isso que todos usam uma peça de roupa branca na passagem do ano.

Usar roupa branca nos deixa mais alegre, mais festivo e jovial. O tratamento da cromoterapia usa as sete cores do arco-íris, os sete raios dão a mesma propriedade da luz branca, sendo que a pessoa absorve a vibração que necessita.

Significado do Preto

O uso da cor preta nas roupas demonstra mistério, discrição, muitas vezes querer se esconder de algo que não estamos dispostos a enfrentar no momento.

Significado do Marrom

O uso da cor marrom nas roupas representa a ligação com a terra, trazendo a tona a solidez, segurança e confiança.

A cor transmite calma, mas os tons mais escuros podem causar desconforto e mal-estar.

Significado do Cinza

O cinza é a junção do preto com o branco, não é uma cor que agrada todo mundo. Geralmente, está ligado à indecisão e à incerteza e, por isso, pessoas mais tímidas podem gostar dessa cor nas roupas, pois remete ao não envolvimento com as pessoas.

É como se a pessoa se tornasse invisível.

+ Tudo que você quer saber sobre signos: características, elementos e mais.

+ Entenda mais sobre crises de ansiedade e algumas dicas de como identificá-la e como controlá-la.

+ Feliz ano novo astrológico! Saiba mais sobre o seu Mapa Astral do ano com a Revolução Solar.

+ Você sabe qual é o seu ascendente? Saiba tudo aqui.

Solange Lima

Terapeuta holística e numeróloga. Utiliza técnicas como Florais, Aromaterapia, Cromoterapia, Shiatsu, Reflexologia e Reiki. Realiza atendimentos em São Paulo.

[email protected]

Loading...
Revisa el siguiente artículo