Ervas são remédio caseiro para insônia

Veja quais plantas podem ajudar a induzir o sono e as recomendações de uso

Por Kizzy Andrade

Em tempos em que ansiedade, depressão e estresse atingem altos índices, principalmente nas grandes metrópoles e capitais, a insônia se torna também a grande companheira da população.

E uma boa noite de sono é tão importante quanto o consumo de água diariamente – a falta ou a deficiência de qualquer um dos dois traz enormes prejuízos à saúde física, mental e energética.

Além de falar sobre as causas da insônia, sugiro a opção de recorrer a algumas ervas que tem como função específica induzir o sono.

Causas da insônia

A correria das grandes cidades, a sensação de falta de tempo e a preocupação constante com as responsabilidades do dia a dia são fatores que alteram o ritmo normal do organismo e afetam consideravelmente o sistema nervoso central das pessoas.

Dentre as causas da insônia estão a má alimentação, o consumo excessivo de alimentos processados, a falta de contato com a natureza, a ansiedade, a depressão, o uso contínuo de alguns tipos de medicamentos a longo prazo e o consumo constante de bebidas alcoólicas.

No último caso, a suspensão do consumo (para aqueles que têm o hábito) também pode acarretar a falta de sono.

O uso contínuo de medicamentos para induzir o sono traz como consequências a debilidade em atividades que exigem coordenação motora – como dirigir, por exemplo. A longo prazo, podem surgir alterações de comportamento e quadros de demência.

Como combater a insônia

A reconexão com a natureza é uma forma de retomar o ritmo normal do organismo, minimizando os efeitos maléficos da insônia.

Aumentar o consumo de vegetais, chás, sucos e água; tomar ao menos dez minutos de sol todos os dias; trazer plantas e flores para dentro de casa; parar por cinco minutos diariamente somente para respirar e se concentrar na própria respiração são algumas práticas simples e fáceis para a reconexão com o natural.

É possível, ainda, recorrer a algumas plantas que tem como função induzir uma boa noite de sono. São plantas que atuam diretamente no sistema nervoso central e tem componentes ansiolíticos.

Como usar ervas: o remédio caseiro para insônia

Antes de adotar o uso de ervas, veja algumas recomendações importantes para o uso das plantas ansiolíticas:

  1. Prepare um chá no final da tarde e outro no início da noite.
  2. Aqueça a água e não deixe ferver.
  3. Sempre consulte o seu médico caso faça uso de medicação controlada ou de uso continuado.
  4. Escolha apenas umas das plantas para cada chá.
  5. A ingestão dessas plantas é contraindicado para pessoas depressivas, gestantes, lactantes e que fazem o consumo de álcool.

Veja quais são as plantas recomendadas:

  • Mulungu (Erythrina mulungu) – utilize apenas as cascas, pois as sementes são tóxicas
  • Verbena (Aloysia triphylla)
  • Melissa (Melissa officinalis) – também conhecida como erva-cidreira
  • Colônia (Alpinia zerumbet)

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Kizzy Andrade

Kizzy Andrade é terapeuta holística e o seu trabalho é ajudar pessoas a transformarem as suas realidades através da potência que elas já são.
Possui formação nas técnicas do Thetahealing, Florais de Bach, Fitoenergética, Mesa Quântica Estelar, Reiki e Deeksha.

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