Como se prevenir das doenças da Primavera

Estação das flores também é período de aumento das crises de rinite, asma e resfriados

Por Marcelo Guerra

A primavera é a estação das flores, é a época em que tudo fica mais bonito. Por conta da floração, há acúmulo de pólen no ar, que pode provocar reações alérgicas nas pessoas sensíveis, as famosas doenças da Primavera. Em geral, essas alergias se manifestam no sistema respiratório, desencadeando crises de rinite e asma que debilitam bastante o organismo.

É também uma época propícia a resfriados. Os resfriados geralmente são autolimitados, ou seja, curam-se por si mesmos. Contudo, o acúmulo de secreção no nariz e garganta que provoca pode também facilitar o surgimento de crises de rinite, sinusite ou asma. A medida mais eficaz para a prevenção de resfriados é lavar as mãos com água e sabão regularmente e evitar tocar os olhos, nariz ou boca com as mãos sujas.

Agrotóxicos podem agravar as doenças da primavera

Depois da secura do ar causada pelo Inverno, vem o período de chuvas da Primavera, que pode levar ao acúmulo de mofo em casa, mais uma vez provocando crises alérgicas. Em regiões de lavoura, essas crises podem ser agravadas pelo uso de agrotóxicos, que ficam no ar ao serem pulverizados nas plantações, e podem ser inalados por todos que residem na vizinhança.

A gripe também costuma aparecer nessa estação. Embora esteja mais quente, a umidade facilita o desenvolvimento do vírus Influenza. O mesmo cuidado de prevenção para o resfriado comum vale para a gripe. Esses cuidados também precisam ser observados para evitar as conjuntivites, que têm maior incidência na primavera.

Homeopatia pode ser usada no tratamento de doenças da Primavera

As pessoas que sofrem com asma ou rinite alérgica podem se beneficiar bastante com o tratamento homeopático. Com ele, é possível dessensibilizar o organismo às substâncias que desencadeiam as crises, como o pólen, a poeira e o mofo.

Um outro efeito mais geral é o aumento das defesas próprias do organismo, que dificulta a invasão por vírus como o da gripe ou os dos resfriados. E se mesmo assim, você tiver uma crise alérgica, ou pegar uma gripe, a homeopatia também tem recursos para tratar de forma rápida e segura esses problemas.

Tudo isso para você poder apreciar a estação mais bonita e romântica do ano com saúde e disposição.

 

+ Tudo que você quer saber sobre signos: características, elementos e mais.

+ Entenda mais as características de quem nasce com o sol no signo de Libra.

+ Leia o seu Horóscopo do dia personalizado com base em todo o seu Mapa Astral.

+ Veja qual o conselho do Tarot para você hoje.

 

Marcelo Guerra

Médico graduado pela UFRJ. Começou a carreira como Psicanalista e depois enveredou pela Homeopatia e Acupuntura. Ministra oficinas e palestras em todo o Brasil e atende em consultório no RJ.

[email protected]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo