Professor Hermógenes: um avô diferente dos outros

Leia o depoimento de Thiago Leão, neto do pioneiro do Yoga no Brasil

Por Thiago Leão

Sou neto do professor Hermógenes, conhecido por muitos como pioneiro do Yoga no Brasil. Tem gente que diz que os avós “estragam” os netos. É fácil de entender porque essa ideia surgiu. Afinal, os avós geralmente fazem de tudo para atender aos pedidos dos netos, o que na maioria das vezes não cabe na tarefa diária dos pais. A minha história é um pouco diferente.

Posso dizer que o meu avô foi, e ainda é, o meu herói. Foi com ele que aprendi a respirar, a me alimentar bem, a cultivar o pensamento positivo. Foi com ele que descobri um grande tesouro. Hoje me dedico a regar a semente que ele plantou aos 35 anos, e sigo colhendo os bons frutos na minha vida. Assim como milhares de pessoas que aprenderam com ele a prática do Yoga.

Meu avô, o pioneiro do Yoga no Brasil

Foi com ele que aprendi que ao falar “eu sou…”, preciso caprichar no final, para afirmar sempre coisas boas para mim. Foi com ele que aprendi o poder de rir. Ele dizia que quando a gente ri, a gente se liberta, se desconstrói. E o meu avô morria de rir assistindo “Gordo e Magro” na TV. Ele tinha um ótimo senso de humor.

professorhermoge-656cba342953202df3e06dbf65c61da1.jpg

Sua jornada no Yoga começou aos 35 anos, quando recebeu o diagnóstico de tuberculose. Na época era capitão do Exército e tinha duas filhas pequenas. Seguiu o tratamento indicado pelos médicos mas conforme foi se recuperando, ainda se via doente, fatigado, obeso, sem energia. Quando teve alta, o médico recomendou a aposentadoria e uma vida estagnada. Nem as filhas poderia mais pegar no colo. Não aceitou o diagnóstico e ali começava a sua missão…

Passando por uma livraria no Centro do Rio, viu dois livros sobre Yoga. Um em inglês e outro em francês, idiomas que ele não falava. Ainda assim, levou para casa. Um deles falava sobre os benefícios do yoga e o outro tinha fotos de posturas. Como o médico proibiu de fazer qualquer atividade física, ele se escondia dentro do banheiro para praticar as instruções dos livros.

O Yoga como agente transformador

Aos poucos ele foi se transformando e viu a saúde voltar. Emagreceu, ficou mais saudável e manteve a sua mente positiva. Estava curado da tuberculose e transformou completamente a sua vida.

Meu avô dizia que antes do Yoga ele levava uma vida normótica. Para ele normose é a doença da modernidade, que consiste em fazer o que a maioria faz: seguir um estilo de vida normal, é a doença de ser normal. Naquela livraria ele descobriu uma mina de ouro, que podia salvar as pessoas de uma vida medíocre, sem significado.

Yoga conectando avô e neto

Assim como ele, eu também levei um tempo para me encontrar com o Yoga, ainda que tenha nascido na mesma família que o professor Hermógenes. Ele era vegetariano e buscava ensinar uma alimentação mais natural, evitando doces e frituras, que a maioria das crianças adora comer. E eu fazia parte dessa maioria.

avoeneto300x200-81b3bd5ba04e06d5febe2874cc9d1656.jpg

Pratiquei o Yoga quando era jovem mas sem me aprofundar. Aos 18 anos, tive uma crise existencial e comecei a me questionar. Eu estava na faculdade, tinha um estágio, uma namorada e já estava habilitado a dirigir. Mas sentia falta de algo, tinha uma inquietação.

Decidi procurar o meu avô. Ao invés de me doutrinar – na época eu bebia e fumava – ele me acolheu. “Thiago, você tem carteira de motorista, está estudando administração, por que não me acompanha? Você pode me levar nas viagens, me ajudar na academia, me acompanhar nas palestras”. Começava ali a minha jornada. E umas das primeiras lições foi conhecer mais profundamente o meu avô.

Na rotina ao lado dele, fui percebendo que era diferente. Sempre buscando ajudar e disponível para as pessoas. Ali vi que era possível ser feliz com uma vida simples e comecei a estudar mais a fundo a filosofia do Yoga. Estudei na Índia por seis meses mas o meu maior ensinamento foi conviver com ele diariamente durante 15 anos.

A transformação está na prática

Tinha uma característica muito presente nele que nem sempre é fácil de encontrar em líderes e guias. Ele era o que falava, praticava o que ensinava.  

hermogenes300x30-65a00c78d4972e6637229346156d5a1d.jpg

A minha transformação foi muito grande pois estava no auge da juventude e vivia prazeres momentâneos. O Yoga, assim como o bom exemplo do meu avô, me transformou.

Uma missão que começou aos 35 anos e levou o Yoga a milhares de pessoas, até os seus 94 anos, quando se despediu desse corpo. “O Yoga é uma bênção de Deus”, declarou o líder espiritual Chico Xavier, que leu os livros escritos pelo meu avô. Em sua simplicidade, declarou na ocasião ter ficado emocionado: “imagine aquele homem iluminado dizendo que conhecia o meu trabalho”.

A seguir compartilho algumas frases ditas pelo professor Hermógenes:

  • “O ser humano não avalia o quanto ele pode ser mais feliz”;
  • “O homem comum é um ser que dificilmente poderíamos dizer que é divino e no entanto é. O Yoga é um método de vida que faz essa semente germinar”;
  • “Criamos a doença porque comemos errado, ou temos uma vida excessivamente aplicada para esforço físico ou, ao contrário, sedentária. As doenças nos alcançam pelos pensamentos”;
  • “As doenças se instalam pelo que supomos que somos perante a vida, perante o universo, perante nós mesmos, perante Deus”;
  • “Yoga não é tratamento e sim treinamento”;
  • “Yoga é aproximação crescente de cada um com a alma universal, a alma de Deus”;
  • “União é a tradução exata da palavra Yoga”.
diainternacional-bd322220361c16f27fe15968aa14d0c7.jpg

Dia Internacional do Yoga

Prepare seu tapetinho e as roupas confortáveis! O Dia Internacional do Yoga, 21 de junho, está chegando e este ano terá uma dimensão inédita no Rio de Janeiro. Com o apoio do Consulado Geral A.H. e da Embaixada da Índia, mais de 20 escolas e professores de Yoga estão reunidos para organizar a grande comemoração, que vai acontecer no próximo dia 23 de junho, no Museu da República.


Confira a programação

+ Características, datas e muito mais: descubra tudo sobre signos.

+ Curiosidade, inteligência e mais: saiba tudo sobre o signo de Gêmeos.

+ Cadastre-se e aprenda astrologia gratuitamente.

+ Que tal conhecer melhor quem você gosta? Leia uma amostra grátis da Sinastria Amorosa.

Thiago Leão

Thiago Leão é formado em Yogaterapia pela Abaco, é administrador do Instituto Hermógenes de Yoga e dá palestras sobre os ensinamentos do professor no Brasil e em Portugal

[email protected]


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo