Aromaterapia e feng shui para cada área do baguá

Dicas para harmonizar sua casa usando aromas em cada guá

Por Cris Ventura

Aromaterapia e Feng Shui juntos? Conheça os aromas indicados para cada um dos guás do Baguá do Feng Shui. Confira as dicas para harmoniza a sua casa e as áreas da vida que precisam de mais atenção do momento.

Baguá significa oito lados e é um tipo de mapa com formato octogonal, usado pela Escola do Chapéu Negro do Feng Shui para identificar os guás (áreas da vida) quando aplicado na planta baixa de um imóvel, e assim orientar o que precisa ser harmonizado nos ambientes. Cada um dos guás do Baguá simboliza uma área da vida. São elas: Trabalho/ Carreira, Espiritualidade/ Sabedoria, Família, Prosperidade, Sucesso/ Fama, Relacionamentos, Criatividade e Amigos. Além dos oito guás (oito lados) há também a área central com o símbolo do Taichi (yin e yang) que significa a área da Saúde/ Equilíbrio.

Feng Shui significa vento e água, literalmente, e essa analogia está muito presente durante a observação dos ambientes e nas orientações que podem estar ligadas ao elemento ar (representado pelo vento) e ao elemento água. Por isso, podemos contar com a Aromaterapia para harmonizar ainda mais cada um dos guás do baguá, pois os óleos essenciais têm um poderoso e eficaz efeito terapêutico nos ambientes.

A Aromaterapia utiliza como matéria prima os óleos essenciais, que são substâncias naturais extraídas de flores, frutos, cascas, sementes, raízes, madeiras, resinas, rizomas e ervas.

Uma das formas de uso da Aromaterapia é por meio do difusor elétrico na casa, que você pode trabalhar em cada ambiente e para cada área do baguá. Para usar é muito simples: pingue de 5 a 6 gotas no difusor elétrico com um pouco de água e coloque na tomada. Existem também outros modelos no mercado como os rechaud com velas e umidificadores próprios para uso de óleos essenciais.

Uma outra forma é usar um aromatizador de ambientes, de preferência natural, para harmonizar as áreas do baguá. Você encontra em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Veja a seguir os aromas indicados para cada um dos guás do Baguá do Feng Shui:

Guá do trabalho/carreira

O movimento e a ideia de continuidade regem essa área relacionada com a vida profissional e a carreira. A descoberta da sua verdadeira missão ou propósito está contida nesse guá. O cotidiano e as tarefas do dia-a-dia também.

Aromas indicados: para essa área gosto muito de trabalhar com os óleos essenciais de cedro e laranja. Os amadeirados geralmente nos trazem centramento e nos conecta com nossa essência, facilitando nosso entendimento quanto nossa missão ou propósito. Já o cítrico, como a laranja, ajuda muito na sinergia do trabalho, pois ela organiza nossa mente para que fluam as melhores ideias.

Guá da espiritualidade/sabedoria

O Guá da Espiritualidade tem ligação com o crescimento interior, crenças religiosas, intuição e autoconhecimento. Também chamado de Guá da Sabedoria por estar ligado ao cultivo do intelecto e ao desenvolvimento do autoconhecimento.

Aromas indicados: para essa área temos vários óleos interessantes a serem usados, mas gosto muito do olíbano que é um óleo espiritual e sagrado. Sua resina foi oferecida ao menino Jesus pelos Reis Magos e carrega uma energia de proteção e força espiritual que nos ampara, protege e acolhe. É a proteção de algo maior e divino, que nos auxilia em todos os momentos. O capim limão também é indicado para esse guá pois favorece a clareza mental e intuição, trazendo mais discernimento.

Guá da família

Guá dos laços de família desde os ancestrais até os parentes mais próximos. Para superar os obstáculos e fases difíceis da vida, recorremos às nossas origens e raízes para encontrar essa força mágica e revigorante.

Aromas indicados: gosto sempre de trabalhar com lavanda quando o assunto é família, pois vamos limpar, equilibrar e desinflamar emoções.

Outro aroma muito bom para esse processo familiar é o óleo essencial de rosas, que cicatriza as emoções e cura feridas emocionais, trabalha com a energia do perdão e auto perdão.

Guá da prosperidade

Essa é a área da riqueza, abundância e prosperidade nas finanças e em todas as áreas da vida como saúde, amigos, felicidade. Para ser próspero é preciso saber agradecer e lidar com a energia do dinheiro de uma forma positiva e equilibrada.

Aromas indicados: aqui são mais indicados os óleos essenciais de canela ou noz moscada que são especiarias, com aromas fortes e marcantes, e para equilibrar podemos colocar também o óleo essencial de tangerina que traz energia positiva e bom humor.

Guá do sucesso/fama

Esse é o guá do reconhecimento, da imagem, da realização. Vale atuar com integridade para que as pessoas possam reconhecer suas qualidades tanto no aspecto profissional como no pessoal. Assim, você se sentirá realizado e chegará ao sucesso.

Aromas indicados: para que isso se realize precisamos estar bem com nós mesmos e desenvolver nosso brilho pessoal. Petitgrain pode ajudar junto com Ylang Ylang, que também trabalha nossa autoestima.

Guá do relacionamento

Esse é o guá da sintonia, do amor, dos bons relacionamentos. A felicidade e a harmonia dos relacionamentos só acontecem quando têm como base emoções verdadeiras. Aqui é preciso cultivar a confiança, o romance, a conexão e a receptividade.

Aromas indicados: quando o assunto é relacionamento o que precisamos exercitar é a paciência e a comunicação, então gosto sempre de trabalhar com os óleos essenciais de limão e patchouli, que é uma dupla imbatível para os relacionamentos.

Guá da criatividade

Neste guá nascem as novas ideias e projetos visionários para um futuro melhor, cheio de entusiasmo, inspiração e alegria. Aqui é o local da vontade e da alegria de viver. Esse guá também é relacionado aos filhos e às atividades artísticas.

Aromas indicados: os óleos essenciais de cardamomo ou citronela, ambos vão ajudar no processo criativo, pois estimulam nosso lado direito do cérebro, ampliando percepções que racionalmente não conseguimos.

Guá dos amigos

Esse é o guá das conexões entre os amigos verdadeiros e dos benfeitores, que são todas as pessoas que ajudam. Sabe aquele “anjo que cai do céu” quando você mais precisa? Pois é, ele realmente foi enviado para lhe ajudar. Esse guá também está relacionado com viagens.

Aromas indicados: o óleo essencial de manjericão é aquele ombro amigo e companheiro, e pode vir acompanhado de um óleo essencial cítrico como o limão, que trabalha a flexibilidade e amigos pedem alegria, bom humor e leveza.  

Guá do centro/saúde

Esse é o guá do centro com o símbolo do taichi e que faz a conexão entre os oito guás. É no centro que fica a unidade entre todas as coisas e o equilíbrio da energia e da saúde física do ambiente e de seus moradores.

Aromas indicados: lavanda e vetiver trazem segurança e aterramento e são indicados para ter equilíbrio.

Importante:

Lembrando que uma das formas de uso da Aromaterapia é através do difusor elétrico na casa, que você pode trabalhar em cada ambiente e para cada área do baguá. Para usar é muito simples:

Quando escolher um aroma/ um óleo essencial: pingue de 5 a 6 gotas no difusor com um pouco de água e coloque na tomada.

Quando escolher dois aromas/ dois óleos essenciais (conforme indicado acima): pingue 2 a 3 gotas de cada um dos óleos indicados acima, junto com um pouco de água no caso do difusor elétrico.

Em caso de dúvidas, consulte sempre um aromaterapeuta para orientações com relação aos óleos essenciais, pois alguns têm contra indicações.

Para identificar as áreas do Baguá corretamente, procure uma consultora de Feng Shui.

Coautoria: Solange Lima

+ Você nasceu no primeiro ou no último dia de um signo? Entenda melhor as datas dos signos.

+ Descubra gratuitamente qual é o seu signo ascendente.

+ Jogue o Tarot do Amor e descubra os aspectos positivos, melhores ações e um conselho final para a sua vida amorosa.

+ Descubra o significado da combinação do seu signo com o seu ascendente no seu Mapa Astral Grátis.

Cris Ventura

Encantou-se com o Feng Shui a partir das aplicações da arte milenar em sua casa e dos resultados em sua vida. Ministra palestras e presta consultorias para residências e empresas.

[email protected]


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo