Lua Nova em Touro firma lazer, afeto e criatividade

Ascendente em Sagitário propõe expansividade para maio

Por Vanessa Tuleski

No dia 04/05/19, às 19h45, ocorre a Lua Nova em Touro. A Lua Nova gera um Mapa Astral, feito para Brasília, com inclinações gerais que duram cerca de 30 dias, período denominado de lunação. Conhecê-las ajuda a compreender as temáticas que irão predominar durante o espaço de um mês, para si mesmo e para pessoas próximas, levando a aproveitar melhor este período.

Essas são tendências coletivas, que podem ser sentidas tanto por você como por pessoas próximas. Para entender também as suas tendências particulares, após a leitura consulte seus trânsitos lunares personalizados, no Horóscopo Personare.

Encorajamento de expansão de horizontes

O expansivo Júpiter, no signo que ele rege, Sagitário, onde tem muita força, está conjunto ao Ascendente, indicando que os temas de maio são expandir, viajar, aprender mais e explorar novos horizontes. A atitude para o mês tende a ser animada e extrovertida.

Como todo planeta, porém, tem um lado negativo. É preciso cuidar com a sombra de Júpiter, que passa por todo tipo de excesso: de comida, bebida, gastos, confiança e até arrogância e imprudência. Como Júpiter se opõe a Marte, pode haver conflitos em que alguém se posiciona como dono da verdade, e, assim, pode querer combater o outro (Marte na Casa 7) com discurso e palavras (Marte em Gêmeos, signo da comunicação).

Imprudência pode trazer riscos

Se Marte/Júpiter traz arrojo para se lançar em novas aventuras, o que é muito positivo, pode também significar imprudência e dar um passo maior do que a perna para quem não avaliar os riscos direito, como, por exemplo, uma pessoa que tenta fazer sozinha uma trilha em um local desconhecido, e se coloca em perigo. Por causa da imprudência, este aspecto alerta para um com chance ampliada de acidentes e de conflitos, tanto no âmbito individual como coletivo.

E Marte e Júpiter quadram Netuno, isto pode abrir espaço para ações equivocadas, impulsivas e/ou irrefletidas. Acidentes com água, como o que vitimou a modelo Carolina Bittencourt, continuam sendo possíveis, bem como com gás, deslocamentos, viagens e meios de transporte.

Em seu viés positivo, quem precisa ter uma postura mais assertiva e de mais coragem, tem um aspecto que estimula a ser mais arrojado, desde que não se passe para o outro polo, que é o de se exceder nas demonstrações de força e/ou atuar com cegueira e teimosia.

Âmbito financeiro pede mais prudência

Saturno e Plutão estão na Casa das finanças, pedindo prudência e estratégia com estes temas. Para quem está desempregado ou passando por uma maré baixa em função de muitos gastos e menos entradas, o aspecto indica um mês para tentar segurar os gastos, enxugar despesas e economizar.

Os governos vão atuar do mesmo modo. Possibilidade de surgimento de despesas necessárias, como, por exemplo, fazer uma obra emergencial ou um tratamento dentário mais caro. Como estes dois planetas fazem quadratura com Vênus em Áries, vamos nos ver divididos entre sermos prudentes e gastar sem pensar, ainda mais porque o mês é de lunação taurina, signo muito voltado ao prazer.

Um outro ponto é que esta é a casa dos valores pessoais, que ficam apoiados em coisas mais sérias e profundas. Tempo de eleger prioridades, ou seja, os valores que são mais importantes.  

Amor direto e sem “mimimi”

O planeta do amor, Vênus, está no forte signo de Áries, que traz vibração e energia para as relações, mas que também pede uma forma de se relacionar mais direta, sem tanto dengo e “mimimi”, com maior independência e dinamismo. Contudo a quadratura deste planeta com Saturno também requer cuidado e respeito a limites nas relações, para que não se iniciem conflitos.

A orgulhosa energia do Fogo permeando as relações não inclina a conciliações e reconciliações fáceis, especialmente porque Vênus faz ângulo de tensão com Saturno e Plutão, o que induz a revisão das relações, acirramento de conflitos e que se emerja aquilo que não vai bem e precisa ser transformado.

Uma das válvulas de escape para tensões é a de que cada um tenha seu próprio espaço e também saia para espairecer, por conta de Marte, regente de Áries, estar em Gêmeos, signo de diversificação e novidade. E também da leveza e do humor. Saber colocar estes ingredientes vai ser primordial neste mês não só para as relações, como para tudo.  

Relações: cuidado com o ganhar por ganhar

Um ponto a ser ressaltado é que a vontade de ganhar verbalmente, com argumentos, muito comum com Marte em Gêmeos, muitas vezes resultando em uma afirmação do ego, pode separar mais do que juntar.

Então, um dos desafios desta lunação vai ser tentar fazer um bom uso das palavras e da inteligência afiada deste posicionamento. Afinal, muitas vezes se é um campeão em embates verbais, não raro passando por cima da verdade e até da ética, mas não se chegando a um bom resultado em parcerias. Então, quando perceber que o seu ego ou do outro estão hiper ativados, pode ser melhor refletir e sugerir uma parada antes de seguir adiante.

Com aspectos difíceis para Vênus, relacionamentos (afetivos, profissionais, de amizade, etc) podem ser terminados e/ou passar por grandes revisões. Vênus em Áries também tem grande erotismo e vontade de se divertir de muitas formas e pode-se ver dividido entre dar vazão a isto ou se conter mais, eventualmente porque podem surgir obstáculos externos (um trabalho ou estudo), ou então ponderações internas.  

Solteiros poderão se ver mais ousados neste mês (Vênus em Áries), mas com o famoso pé atrás. Além disso, temos um período em que os joguinhos amorosos, que, no fundo são defesas, podem acontecer mais, eventualmente dificultando um envolvimento que poderia acontecer de maneira mais fácil. Mas pelo menos, com Vênus em Áries, pode não faltar química. Todavia, a falta de libido e desejo também pode ser tema de discussão para comprometidos que não estejam com esta função bem ajustada em seus relacionamentos.

Sensibilidade com família

Estamos demonstrando otimismo por fora (Ascendente em Sagitário), contudo, no âmbito da vida pessoal, Netuno na Casa 4 implica em sensibilidade e tendência a sonhar, ou então ficar mais mexido e nostálgico. Favorece assistir filmes em casa, ouvir música, ler, isto quando não se estiver envolvido em atividades múltiplas com outras pessoas, já que Marte na Casa 7 indica ação conjunta com outras pessoas em um mês de muita inquietação e desejo de novidade.

Netuno na Casa 4 pode sugerir que algumas pessoas próximas, especialmente idosos, podem ficar mais frágeis física e/ou mentalmente em maio, como, por exemplo, com mais confusão mental ou vulnerabilidade a viroses. Um outro ponto é que obras podem ser mais demoradas e/ou atrapalhadas e mais pessoas podem ter problemas com vazamentos, chuvas e infiltrações.  

Criatividade e rapidez mental e verbal

A Casa 5 é mais enfatizada deste Mapa, e este é o setor da alegria, expressão pessoal, criatividade e amor. Portanto, temos muita força para estes temas neste mês, que favorece iniciar e/ou retomar hobbies e lazeres.

Mercúrio em Áries implica em um raciocínio rápido e criativo (Casa 5), sobretudo porque se aproxima de Urano, com um mês com novas ideias e insights, fazendo também um aspecto favorável para Júpiter, com ampliação de horizontes no plano mental. O diálogo com irmãos e conhecidos se abre a ser estimulante, desde que não se entre em debates inúteis, como já foi alertado em tópicos anteriores.

Favorecimento de parcerias curtas e independentes

Somado a isto, Mercúrio também faz sextil com Marte na Casa 7, indicando que podemos fazer ou receber muitas propostas e convites envolvendo eventos e parcerias. Marte na Casa 7 promete muita atividade com os outros e/ou parcerias, porém, uma quadratura com Netuno alerta para observar em que bases estão sendo feitas aquelas que seriam de cunho mais duradouro, pois muitas vezes com este planeta envolvido há enganos e projeções que não se realizam.

O mês favorece, assim, associações mais curtas e com um cunho mais independente, por prazo e objetivos definidos, em função dos aspectos complicados com Vênus, que poderiam desfavorecer algumas parcerias mais longas firmadas neste mês.  

Lunação em Touro destaca concretude e sensualidade

Por último, vamos falar da vedete do mapa de Lua Nova, justamente a conjunção do Sol e da Lua, que acontece no signo de Touro, de natureza mais Yin ou feminina, em um contraste com a ênfase Yang ou masculina neste Mapa (Ascendente e Júpiter em Sagitário, Marte em Gêmeos, Vênus e Mercúrio em Áries).

Assim, em um período com muita energia e expansividade, Sol e Lua em Touro falam das coisas que estão sendo plantadas, sabendo que precisam de um tempo para florescerem, seja um projeto, o desejo de encontrar um(a) companheiro (a), questões financeiras, profissionais ou outras.

A lunação em Touro acontecendo na Casa 5 expressa a busca por algo que nos seja profundamente benéfico e que nos traga prazer e alegria, já que Touro tem a ver com realização, concretude e bem-estar. A Casa 5 destacada indica potencial de gravidez, física e/ou simbólica.

Além disso, ressalta que, por mais que tenhamos que produzir bastante (Saturno e Plutão na Casa 2), vai ser importante dar atenção ao lazer (Casa 5), afetividade e prazer (Touro), ficar com quem gostamos e/ou fazer coisas de que gostamos. Touro é também um signo de prazer físico, corporal, destacando desde massagens, cheiros e sabores, estar na natureza até erotismo e sensualidade no amor.

Há também um forte ímpeto de realização, com Sol/Lua em harmonia com Saturno/Plutão. Uma faceta nossa com os pés no chão e bastante determinada para plantar sonhos que se pretende que se realizem em um futuro não muito distante. Mais clareza para saber lidar melhor com questões que pedem um bom senso de realidade e profundidade.  

+ Jogue o Tarot do Amor e descubra os aspectos positivos, melhores ações e um conselho final para a sua vida amorosa.

+ Você nasceu no primeiro ou no último dia de um signo? Entenda melhor as datas dos signos.

+ Horóscopo Chinês: veja quais signos pedem mais atenção em 2019, Ano do Porco.

+ Descubra o significado da combinação do seu signo com o seu ascendente no seu Mapa Astral Grátis.

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski mora no RJ e dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente ou à distância, focando no que o céu tem a dizer, mas também no que o livre arbítrio pode fazer.

[email protected]


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo