Apresentado por:Personare

Personare

Feng Shui para ativar mais de um guá no mesmo ambiente

Saiba como usar cores, objetos, móveis, formas e imagens que juntos harmonizam mais de um Guá do Baguá

O que fazer quando o ambiente é pequeno demais para ativar os guás do Baguá? E quando o ambiente é amplo demais e queremos usar apenas uma cor – sendo que cada Guá do Baguá tem uma cor principal?

Herdei um objeto da família, mas quero colocá-lo no Guá da Espiritualidade, é possível? O que fazer quando o mural de fotos fica na área central da casa? Essas perguntas são apenas alguns exemplos sobre dúvidas de harmonização com Feng Shui que seguem as orientações dos Guás do Baguá da Escola de Feng Shui do Chapéu Negro.

A primeira dica importante é que existem várias maneiras de ativar os Guás: através de formas, cores e elementos, que podem ser combinados entre si, ou com a inclusão de imagens, esculturas e materiais.

Durante a aplicação do Feng Shui é importante ser flexível para que a energia flua suavemente e não ficar preso a regras, como por exemplo, o mito de que toda casa com Feng Shui deve ter uma porta ou parede vermelha. Não se deve impor nada, pois a casa é um ser vivo e cada casa é um caso que depende de um dedicado estudo de Feng Shui.

Como as questões acima são bem frequentes, surgiu a ideia de escrever esse artigo para orientar com algumas ideias e exemplos práticos o que pode ser feito para harmonizar os ambientes mesclando itens de Guás diferentes ou usando uma mesma cor para ativar mais de um Guá.

Confira a seguir alguns exemplos e sugestões.

O que fazer quando o ambiente é pequeno demais para ativar os Guás do Baguá?

Priorize os Guás (por exemplo três Guás) que mais precisam ser ativados para não poluir o ambiente com excesso e informações. Use uma cor mais neutra em todo o ambiente e inclua uma planta natural de pequeno porte pendurada no teto ou instalada em uma prateleira na parede para economizar espaço.

Outra dica é usar um adesivo com uma frase que simbolize a intenção para o Guá, por exemplo, “entrego, confio, aceito, agradeço” para o Guá dos Amigos e objetos e quadros com tamanhos adequados ao espaço.

O que fazer quando ambiente é amplo demais e queremos usar apenas uma cor – sendo que cada Guá do Baguá tem uma cor principal?

Há uma cor que é muito indicada para três Guás que em geral são o assunto principal dessa questão, são eles: sabedoria/espiritualidade, família e prosperidade. A cor que melhor atende esses 3 Guás é o verde, pois é a cor da família, é uma das cores da sabedoria e representa o elemento madeira na prosperidade, portanto, priorize o verde nesse caso.

Quando a sequência for relacionamentos, criatividade e amigos, pode-se usar o branco – que atende esses três Guás e trabalhar na decoração outros itens de harmonização como objetos aos pares para relacionamentos, obra de arte para criatividade e objeto metalizado para amigos. Essa dica também vale para ambientes pequenos.

O que fazer quando herdei um objeto da família, mas quero colocá-lo no Guá da Sabedoria/Espiritualidade?

Pode colocar o objeto herdado da família no Guá da Espiritualidade/ Sabedoria com a intenção de harmonizar as conexões e relacionamentos familiares tanto no aspecto da vida terrena como na espiritualidade e na ancestralidade. Pode ser uma ótima cura de Feng Shui.

Há um exemplo de uma pessoa querida que atendi recentemente e que, aliás, inspirou esse artigo. Ela já tinha um móvel de madeira e herdado da família, mas resolveu colocá-lo no Guá da Espiritualidade e preencheu os nichos do móvel com objetos com uma escultura de Buda, uma pedra ametista, livros e a vibração desses itens harmoniza a espiritualidade com sabedoria tanto para a família espiritual e como para a família terrena.

O que fazer quando o mural de fotos fica na área central da casa?

O centro da casa em geral pode ser o centro do baguá que representa saúde e equilíbrio. Por isso, escolha fotos felizes, inclua fotos atuais, coloque registros de momentos saudáveis como uma caminhada ou um passeio ao ar livre. Inclua imagens que representam o elemento terra como uma montanha ou árvores frutíferas. Escolha molduras quadradas e com tons de amarelo ou marrom.

Pode usar objeto em par no canto da Prosperidade? E em outras áreas e outros guás da casa?

Sim. É bom dispor objetos em pares por toda a casa para transmitir a energia de parceria, diálogo, sintonia, amor, compartilhamento. Pode colocar os pares de acordo com a simbologia do Guá.

Por exemplo, decore com dois vasos de plantas juntas no Guá da Família, dois cristais/pedras com as quais tenham maior conexão no Guá da Espiritualidade, duas moedas chinesas no Guá da Prosperidade, duas representações da carreira no Guá do Trabalho.

Se mora com alguém, cada um pode colocar o símbolo de sua preferência, desde que esteja de acordo com a simbologia do guá.

Outra forma é colocar itens aos pares na entrada da casa e nos ambientes de maior permanência como quartos, sala de estar, escritório.

Posso usar um objeto de um Guá em outro Guá?

Pode, mas é preciso atenção e cuidado com o uso dos elementos que regem cada um dos guás, para não usar um elemento oposto que não tenha o efeito aguardado ou mesmo  que desequilibre as energias.

Por exemplo, uma vela ou objetos vermelhos têm muita simbologia visual do elemento fogo e são ótimos para o Guá do Sucesso, mas se usados no Guá dos Amigos podem não ser muito bons, pois o elemento fogo derrete o elemento metal (que rege o Guá dos Amigos). Mas a vela e objetos vermelhos podem ser usados no Guá da Espiritualidade que é regido pela terra (pois o fogo é gerador de terra).

Outro caso é um vaso de vidro ou uma fonte com água que são ótimas para ajudar a madeira, que rege os Guás da Família e da Prosperidade (e nesses dois guás deve-se evitar objetos de metal, pois o elemento metal corta/desequilibra a energia do elemento madeira).

+ Quer entender melhor sua personalidade? Leia no seu Mapa Astral o significado da combinação do seu signo com o seu ascendente. 

+ Tudo que você quer saber sobre signos: datas, principais características e muito mais.

+ Lua nova em Áries: entenda todos os significados da lunação.

+ Júpiter está retrógrado: período para revisões e questionamentos.

Cris Ventura

Encantou-se com o Feng Shui a partir das aplicações da arte milenar em sua casa e dos resultados em sua vida. Ministra palestras e presta consultorias para residências e empresas.

crisfengshui@gmail.com

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos