4 Dicas para se proteger nos aplicativos de relacionamento

Veja o que perfis fakes costumam fazer para passar uma imagem mais atraente, que nem sempre corresponde à realidade

Por Bertu Teixeira

Os aplicativos de relacionamento estão ganhando cada vez mais espaço entre os solteiros. Entretanto, todo cuidado é pouco quando se trata de conhecer novas pessoas para se relacionar. Se no mundo real já corremos o risco de nos decepcionar, imagine no mundo virtual. As possibilidades online são gigantescas, e, geralmente, as pessoas querem parecer perfeitas e bem-resolvidas. Portanto, é apenas conhecendo de perto que se tira a prova. Ou seja, saindo do mundo virtual e entrando no mundo real.

Antes desse movimento, porém, você pode tomar alguns cuidados para se certificar de que a pessoa é realmente quem está demonstrando ser. Veja abaixo algumas dicas para que esta aventura não se torne um pesadelo.

Como se proteger nos aplicativos de relacionamento?

1. Confirme a imagem que aparece no perfil

O primeiro passo é confirmar se as informações que estão no aplicativo de relacionamento são da pessoa que está falando com você. Uma tática comum de perfis fakes, é copiar a identidade de outra pessoa. Eles reproduzem atualizações dela, inclusive fotos, para ajudar a manter a farsa.

Então, caso você desconfie, utilize ferramentas de pesquisa de imagem no Google para garantir que as fotos são únicas e não estão sendo usadas em outras contas. Mas como fazer isso? Segue abaixo o passo a passo para você checar essas imagens.

  • Vá ao perfil que você quer pesquisar;
  • Clique na foto com o botão direito do mouse e vá até a opção copiar o endereço da imagem;
  • Abra outra aba da internet no endereço “Google imagens” e clique na câmera que aparece do lado. Nesse momento, vai abrir um campo para você colar aquele link. Você cola o link e clica em pesquisar. Aparecerá para você a informação se a foto é falsa ou não.

Você deve estar se perguntando: “o que um fake pode fazer para me prejudicar?”. Certamente, as possibilidades são muitas. Primeiro ele conquista sua confiança, depois utiliza suas informações e as mensagens que trocaram (inclusive fotos) para te chantagear e extorquir dinheiro. Não confie numa pessoa a tal ponto de compartilhar sua intimidade via rede de computadores. Isso pode te trazer muitos transtornos futuros. Desconfie dos apaixonados.

2. Cruze os dados dos aplicativos de relacionamento com outras redes sociais

Verifique se a pessoa possui amigos em comum no Facebook ou outra rede social. É muito importante que você confirme as informações passadas pelo(a) crush. Quem são os familiares, amigos, trabalho etc. Desconfie daqueles que dizem “sou sozinho no mundo”.

Proteja-se, afinal, todo cuidado é pouco. Peça o perfil das redes sociais e pesquise o que as pessoas comentam nas fotos do perfil dele. Com quem ele se comunica. Confirme se ele te diz a verdade. Quantas curtidas geralmente as fotos alcançam, etc. Se eventualmente a pessoa falar que não tem rede social, desconfie mais ainda. Se achar que está sendo enganada(o), desfaça a amizade. Se for o caso, denuncie ao aplicativo.

3. Confirme se vale a pena conhecer a pessoa

Faça perguntas, verifique se seus valores são compatíveis com os da pessoa. Cheque suas intenções, se é comprometido(a) ou se está ali apenas para um sexo ocasional. Avalie se vale a pena sair do mundo virtual para o mundo real.

4. Marque o primeiro encontro em locais públicos

É importante que o primeiro encontro seja em um local público. Você pode combinar com a pessoa de se encontrarem em um bar. Contudo, avise antes alguns amigos. Você pode ainda pedir que alguém de sua confiança te encontrem no bar no mesmo horário (sentar em uma mesa próxima). Combine um sinal para, se precisar, seu amigo vá até a mesa para te cumprimentar.

Outra forma é mandar uma mensagem de socorro em código para alguma amiga, também previamente combinado. Assim que sua amiga receber a mensagem, ela pode entrar em ação.

Assim como acontece nas paqueras normais, você também poderá se decepcionar nas paqueras virtuais. Entretanto, não deixe que seu medo seja maior que seus sonhos e se permita viver experiências novas. Conheço algumas pessoas que se casaram através dos aplicativos e vivem felizes.

No meu livro Despedida de Casada abordo essas e outras dicas sobre o assunto, contando alguns casos engraçados das minhas aventuras pelo Happn e Tinder, até conhecer, online, o amor da minha vida.

Foto: Unsplash

+ Quer entender melhor sua personalidade? Leia no seu Mapa Astral o significado da combinação do seu signo com o seu ascendente. 

+ Mercúrio Retrógrado em Peixes sinaliza período de indecisões. Entenda Melhor.

+ Veja as previsões da Numerologia para a sua vida amorosa em março.

+ Nasce uma estrela: filme estrelado por Lady Gaga pode ser interpretado pela constelação familiar.

Bertu Teixeira

Escritora, palestrante e master coach pela SBCOACHING. Realiza treinamentos sobre empoderamento feminino e gestão financeira. Licenciatura Plena em Letras (português e literatura) pela UFMS. Formação pessoal na abordagem sistêmico-fenomenológica segundo Bert Hellinger, Instituto CrerSer. Especialização em constelações com bonecos Instituto Vera Bassoi e Educação Sistêmica pelo IDESV.

[email protected]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo