Autoconhecimento na prática: 3 passos para a liberdade pessoal

Olhar para dentro é uma maneira de viver melhor com a nossa própria companhia e ter mais liberdade nos relacionamentos, no trabalho e com a família

Por Simone Kobayashi

Liberdade pessoal é uma ilusão? Fazemos escolhas genuínas ou apenas estamos condicionados a agir conforme os direcionamentos de todos os sistemas que nos integram? Como sua formação, cultura, família e a mídia impactam em suas decisões diárias? O autoconhecimento na prática é o caminho para exercer a sua liberdade de escolha, sair do automático, iniciar um processo evolutivo e se sentir bem e em paz com a sua própria companhia.

O processo de autoconhecimento pode parecer uma trilha difícil. No início, ele se assemelha mais com um labirinto que, aos poucos,você adquire mais informações e ferramentas de apoio. Logo, os caminhos ficam menos desafiadores e mais fluidos.

Os primeiros passos do autoconhecimento

1º passo: identifique o que é seu

Perceba como você se sente e quais são seus pensamentos diante das mais variadas situações cotidianas.

2° passo: identifique o que não te pertence

Em seguida, avalie se todas essas percepções são realmente suas ou se sofrem uma influência externa, como outras pessoas, culturas e costumes.

3° passo: você age ou reage?

Aqui, é o momento de perceber se você age em direção ao seu real propósito ou reage por impulso diante de acontecimentos e situações externas.

Autoconhecimento na prática

Uma dica interessante é fazer uma espécie de “check point” ao longo do dia. São atividades diárias com a atenção no presente. Por exemplo: cada vez que você for tomar água, pare, respire e cheque quais são seus pensamentos e sentimentos naquele momento. Com isso, um hábito vai sendo moldado e é possível aprimorar seu autoconhecimento.

Autoconhecimento e as escolhas conscientes

Quando você começa um processo de autoconhecimento, passa a fazer escolhas mais coerentes com o seu propósito e essência. Muitas vezes, carrega-se pesos desnecessários, crenças limitantes e expectativas (que na realidade não são nossas). Tudo isso interfere de forma negativa nas escolhas.

Quando questionamos quem realmente somos, como pensamos e o que sentimos verdadeiramente, podemos ampliar nosso entendimento e consciência. Assim, nossas ações ficam mais coerentes e alinhadas com as nossas intenções.

É uma transformação, então, que acontece de dentro para fora. Através desse movimento interno, surge uma habilidade muito maior de escolha. Logo, é possível encontrar a liberdade pessoal que abrange todas as esferas da vida: relacionamentos, família e carreira.

A responsabilidade da liberdade pessoal

É preciso que exista um equilíbrio entre liberdade e a capacidade para estabelecer limites. Assim, você garante os resultados desejados e mais qualidade de vida. O alinhamento entre o seu propósito, equilíbrio interno e as situações externas faz parte do pacote da consciência ampliada.

Logo, renunciar pequenos prazeres momentâneos para conquistar uma realização futura maior e prolongada também é liberdade. Exemplo: ao priorizar a vida social, corre-se o risco de deixar o casamento de lado, impactando a vida conjugal. Não cumprir prazos ou evitar tarefas do trabalho pode ocasionar uma demissão e afetar a carreira e a vida financeira.

Ou seja: não existe liberdade pessoal verdadeira quando se faz o que tem vontade e fere o que se valoriza. Isso vale para conceitos internos, pessoas ou situações.

A consciência abrangente enxerga o eu, o outro e o meio de forma sistêmica. Assim, evita posturas egoístas e arrogantes. Liberdade pessoal é, então, o resultado do desenvolvimento interno e aumento do autoconhecimento. Assim, saímos do automático e passamos a fazer escolhas assertivas em direção ao nosso propósito e processo evolutivo.

+ Quer entender melhor sua personalidade? Leia no seu Mapa Astral o significado da combinação do seu signo com o seu ascendente. 

+ Mercúrio Retrógrado em Peixes sinaliza período de indecisões. Entenda Melhor.

+ Veja as previsões da Numerologia para a sua vida amorosa em março.

+ Nasce uma estrela: filme estrelado por Lady Gaga pode ser interpretado pela constelação familiar.

Simone Kobayashi

Terapeuta Holística atuante em São Paulo e OnLine. Dedica sua vida profissional à junção de técnicas terapêuticas como o Reiki, Florais, Acupuntura, Análise Energética, Limpeza Energética, Harmonização, Barras de Access e Cura quântica.

[email protected]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo