Apresentado por:Personare

Personare

Maquiagem para Carnaval com glitter ecológico

Escolhas sustentáveis para brilhar consciente nos dias de folia

Os dias de folia pedem brilho. Para arrasar na maquiagem para Carnaval, um dos itens mais escolhidos na produção do look nos últimos anos tem sido o glitter. Mas vale a reflexão: sabemos realmente qual é a origem e o impacto de todo esse glitter na nossa vida? Já dizia o ditado: “Nem tudo que reluz é ouro”.

O glitter, popularmente conhecido como “purpurina”, é mais um agravante da poluição por microplástico no mundo. Com menos de 5 milímetros de diâmetro, não é possível reciclá-lo. Ele demora cerca de 400 anos para se decompor e é um dos principais contaminantes das águas.

Um relatório publicado no site especializado em sustentabilidade, Orb Media, constatou que 83% das 159 amostras de água potável, dos cinco continentes, contém vestígios de plástico. E o glitter está entre eles, infelizmente intoxicando os peixes e colocando em risco nossa saúde e prejudicando toda a vida marinha.

Frente a esse panorama, o uso do glitter foi proibido em cosméticos e produtos de higiene pessoal no Reino Unido,  Canadá e EUA.

Maquiagem de Carnaval para brilhar consciente

Com todo esse impacto, cada vez mais as pessoas estão se sensibilizando com os danos causados à natureza. Alternativas sustentáveis começam a despontar no mercado. E, e para a sorte dos foliões, o glitter e tudo que brilha nos cosméticos já faz parte dessa lista.

Para quem pensou que só vai encontrar essas maravilhas fora do Brasil, temos boas notícias!

Onde comprar glitter ecológico

Já é notório por aqui o número de marcas de cosméticos que aliam a natureza à tecnologia, oferecendo opções biodegradáveis de glitter e pigmentos brilhantes

No meu trabalho como curadora no segmento de biocosméticos, conheci opções de glitter biodegradável que têm como base substâncias naturais, a partir de algas, pó de pedras, celulose, corantes vegetais e minerais. Recomendo estas:

  1. Pura Bioglitter
  2. Brilhow
  3. Glitra Bio
  4. Ecco Glitter
  5. Viva Purpurina
Maquiagem de carnaval com glitter ecológico
Foto: Julia Assis/Pura Bioglitter

Na pele, o produto ecológico também acaba sendo menos agressivo, como explica Valéria Marcondes, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Americana de Dermatologia (AAD): “O pigmento mineral vem de substâncias que são inofensivas à pele, como mica e algumas pedras com cor, e não tem química, sendo somente um pó”.

Já para as makes, o “pó de Mica” que é um mineral de aparência muito brilhante e natural é o escolhido na produção de sombras, blush, iluminadores e muito mais.

Opções biodegradáveis não nos faltam! Acredito que alinhar o estilo de vida ao respeito por toda natureza é fundamental para um mundo melhor.

Passo a passo de maquiagem para carnaval com glitter ecológico

  1. Passe a pasta Pura ou algo para fixar o glitter, como: manteiga de karité, lip balm, protetor labial, gel de cabelo, hidratante… até água ou suor grudam o glitter;
  2. Com o dedo umedecido, aplique o glitter dando batidinhas no local;

    Aprenda a fazer maquiagem de carnaval com glitter ecológico
    Aprenda a fazer maquiagem com glitter ecológico / Foto: Debora Rocha/Pura Bioglitter

  1. Misture as cores e faça degradês para a maquiagem ficar mais divertida;
  2. Solte a criatividade! A maquiagem é intuitiva;
Maquiagem de carnaval usando glitter ecológico
A maquiagem de carnaval com glitter é intuitiva. Solte a imaginação / Foto: Debora Rocha/Pura Bioglitter

Como tirar glitter ecológico?

Para remover, basta lavar com água corrente e sabão, que o glitter vai dissolvendo e sai por completo.

+ Quer entender melhor sua personalidade? Leia no seu Mapa Astral o significado da combinação do seu signo com o seu ascendente. 

+ Sensibilidade e humildade em evidência: o sol está no Signo de Peixes.

+ Lua Nova em Aquário: momento de valorizar amizades e romper padrões.

+ 2019 – Ano do Porco: Veja dicas do Feng Shui para o Ano novo Chinês.

Masaira Elizabetty Bauer

Masaira Elizabetty Bauer é empresária, sócia e criadora da True Beauty Cosméticos, Coach especializada em Mulheres e Beleza Essencial. Apaixonada pela Natureza e pela Beleza Orgânica, é conferencista e Diretora da Escola Kai Woman Cóndor Blanco. Possui 13 anos de experiência dedicados ao trabalho de desenvolvimento humano focado na integralidade.

brasil@kaiwoman.com

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos