Como vencer o desânimo e voltar a ter prazer no dia a dia?

Quinto episódio da websérie ‘Respira’ ensina como superar sentimentos que ‘roubam’ a nossa energia

Por Regina Restelli

Quando você acorda, qual é o sentimento que te acompanha? Sente-se disposto para dar início às atividades do dia ou sente-se desanimado(a)? No quinto episódio da websérie Respira, vamos entender como vencer o desânimo para recuperar o prazer e energia no seu dia a dia.

Episódio novo toda quarta-feira

Toda quarta-feira, no canal do Personare no Youtube, será lançado um episódio novo que vai abordar questões emocionais e espirituais do público.

Neste quinto episódio, respondemos a questão de Betina E., sobre sentir-se desanimada ao ter que lidar com situações do cotidiano. “Acordo cansada todos os dias, sem nenhuma energia para encarar os problemas da rotina. Como lidar com com esse desânimo constante?”. Assista ao episódio completo sobre desânimo no vídeo abaixo:

Quem nunca sentiu preguiça, não é mesmo? O sinal de alerta surge quando, com frequência, você se pega pensando: “que preguiça, tenho que estudar”, ou “gostaria de nunca mais ter que trabalhar”. Começar o dia nessa frequência, entretanto, não é bom. Pode parecer difícil, mas é possível reverter esse quadro.

De onde vem o desânimo?

O desânimo é irmão da preguiça. É normal, às vezes, sentir-se desanimado. Mas se esse tem sido um estado frequente para você, se questione: você tem sentido prazer para realizar as suas atividades? Caso a resposta seja não, você terá que encontrar prazer de alguma forma. Afinal, qual seria o antídoto do desânimo se não o prazer?

Entretanto, talvez no momento não seja possível você simplesmente mudar de emprego, de parceiro(a) ou de uma situação por qualquer motivo. O que fazer nesses casos?

Prazer no dia a dia para não sentir desânimo

Para sair do estado de desânimo, o seu centro de energia precisa de fontes de prazer. Faça um pacto com você mesmo de gerar sensações prazerosas. Se não der para buscar prazer o tempo todo – porque às vezes não dá mesmo – tente gerar esse sentimento algumas vezes no dia.

O nosso campo energético muda conforme o que nós pensamos.

Ao sentir prazer, você abastece o seu centro energético de uma energia prazerosa que ajuda você a sair do desânimo.

O que é o desânimo?

Quando você se perceber desanimado(a), pare, respire e observe seus sentimentos: o que você está sentindo? De onde está vindo essa sensação? O que você está pensando que está gerando esse desânimo?

O desânimo é uma vitimização que muitas vezes nos engole. Nos momentos mais difíceis, redobre a atenção aos seus sentimentos, fantasias internas e pensamentos.

É o pensamento que cria o desânimo. Ao entender isso, você torna-se capaz de mudar, ressignificando situações cotidianas: usar um sabonete que você gosta, cozinhar algo que te dê prazer, ou qualquer outra atitude.

Mesmo que seja por meio de um gesto pequeno, comece a se comprometer com o seu próprio prazer.

Seus problemas não vão desaparecer, mas você vai olhá-los de uma forma mais suave e determinada.

Como você está se sentindo? Tem alguma questão que não te agrada ou alguma situação que você não consegue resolver? Fique à vontade para fazer suas perguntas nos comentários do episódio. O Respira é uma troca nossa, para gerar reflexões que possam melhorar o dia a dia.

Se inscreva no canal do Personare no Youtube para acompanhar os próximos. Até lá e não se esqueça: Respira!

Foto: Unsplash

 

+ Quer entender melhor sua personalidade? Leia no seu Mapa Astral o significado da combinação do seu signo com o seu ascendente. 

+ O Mundo é o Arcano do Mês – Veja previsões coletivas do Tarot para fevereiro

+ Quer entender melhor sua vida amorosa? Comece conhecendo bem o seu Jeito de Amar.

+ Com que roupa eu vou? Veja dicas de como usar a Cromoterapia na sua fantasia de Carnaval.

Regina Restelli

Criadora da Terapia dos Chakras, que promove autoconhecimento e expansão da consciência amorosa. Suas consultas limpam as crenças no campo energético, trazendo bem-estar e energia para autotransformação.

[email protected]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo