Como ser um bom líder para a sua equipe

Aprenda a buscar a liderança moral, que não depende de cargos ou títulos

Por Luck Esprega

A essência do trabalho em equipe é a consciência de que não é possível criar grandes realizações sem ter pessoas unidas com a mesma intenção. A dificuldade, contudo, é justamente fazer com que diferentes pessoas alinhem suas intenções de um modo que faça sentido para todos. Um trabalho em equipe precisa de liderança. Abaixo, você confere dicas e instruções de como ser um bom líder para a sua equipe.

O que é ser um líder?

Em alguns casos a união de intenções ocorre inconscientemente. Porém, em muitas ocasiões, é necessário um líder consciente para entender as motivações de cada um, alinhar expectativas e inspirar a todos.

A liderança organiza os esforços e responsabilidades, facilita a cooperação e estimula o senso de confiança do time.

Todo grupo busca, naturalmente, um líder para se inspirar, mesmo que este não possua um cargo ou título oficial.

Tipos de liderança

Líder moral

A liderança moral é aquela que não depende de cargos ou títulos. Grandes líderes colocam a gestão do trabalho em equipe como prioridade em sua rotina. Essas pessoas acreditam que para alcançar resultados é preciso que todos os integrantes da equipe cooperem uns com os outros.

O verdadeiro líder é alguém que serve, buscando sempre despertar o melhor de cada indivíduo que faz parte do time. Assim, ao fazer aquilo que é melhor para todos, o líder contribui para a harmonia do grupo.

Líder formal

O líder formal, o que baseia sua liderança somente em um título ou cargo de gestor, pode ser chefe no papel, mas age com base na força. Diferente do líder moral, que realmente inspira e dá o exemplo para que todos na equipe despertem o seu potencial.

Líder x chefe

Um dos riscos para o líder é tornar-se um líder ditador ou tirano. Entretanto, vale ressaltar que liderança não tem a ver com “estar no comando”, mas com ordenar e organizar com uma visão aberta, para que o sistema todo trabalhe em consonância.

O líder tem o papel de ser a inspiração, seguir a ordem, e não só ordenar.

Diferenças de lideranças

Líder Formal

  • Acusa e projeta culpa em outras pessoas
  • Não confia em si mesmo nem nos outros
  • Indiferente
  • Derrotista
  • Recusa soluções e ideias de outras pessoas
  • É rígido e inflexível
  • Serve a si mesmo
  • Dá desculpas
  • Age por imposição ou força
  • Tenta motivar a partir do medo

Líder Moral

  • Assume responsabilidade
  • Confia que cada membro cumprirá seus deveres
  • Cuidadoso
  • Otimista
  • Ouve a todos e aceita ideias
  • É maleável e busca o melhor para todos
  • Serve ao coletivo
  • É honesto consigo e com a equipe
  • Age por exemplo e permissão
  • Motiva com feedbacks positivos e construtivos

Como ser um bom líder moral

Um bom líder moral é aquele que influencia positivamente a equipe. Existem diversos princípios que podem ser praticados para ser um líder verdadeiro.

Confie em si mesmo e na equipe

Só quem confia em si mesmo consegue desenvolver confiança no outro. O verdadeiro líder lidera bem a si próprio e, assim, cultiva sua autoconfiança nas pequenas coisas do dia a dia.

Para progredir nesse sentido, aprenda a dizer “não” para aquilo que não condiz com seus princípios, diminua a autocrítica e treine a si mesmo para aprender a delegar tarefas, sem tentar controlar o andamento do trabalho a cada momento.

Estimule a cooperação

As empresas mais inspiradoras do mercado baseiam sua atuação na cooperação. Segundo Steve Jobs, uma das chaves da Apple é a colaboração. Cada profissional tem suas próprias responsabilidades, mas isso não impede que um ajude o outro a ter novas ideias. Para isso, você pode sugerir reuniões nas quais todos compartilhem seus desafios atuais, com a equipe trabalhando em conjunto para solucioná-los.

Pratique a cocriação

Muitas pessoas acreditam que um trabalho em equipe necessita de competitividade para estimular que cada um faça o seu melhor.

Porém, enquanto a competitividade leva as pessoas a agirem em seu próprio benefício na tentativa de levar a glória sozinho, a cocriação traz abundância de ideias e soluções e permite que todos vençam juntos.

O verdadeiro líder é aquele que não faz questão de ser o dono das ideias. Pelo contrário, ele assume a responsabilidade pelos erros e compartilha os méritos com a equipe inteira, pois sabe que o motor não funcionaria sem a participação de cada peça da engrenagem.

Respeite as necessidades básicas do ser humano

Como ser um bom líder sem respeitar as necessidades básicas do ser humano? É inviável. Todo ser humano tem três necessidades básicas “de fábrica”. Uma liderança moral reconhece e procura atender a cada uma delas:

  1. Ser amado e respeitado;
  2. Ser ouvido na essência;
  3. Ter o direito de errar.

Ter consciência destes pontos ajuda a acelerar os resultados, com respeito e de acordo com a natureza humana.

Se você deseja desenvolver seu poder de influência positiva em uma equipe de colegas ou colaboradores, o ponto de partida é ser o exemplo. Ao se desafiar a mudar hábitos e padrões, você naturalmente vai inspirar outras pessoas ao redor, contribuindo para que o trabalho em equipe flua de maneira natural e bem-sucedida.

Confira um protocolo para ter sucesso no trabalho em equipe:

  • Oferecer ajuda para uma pessoa da equipe por semana (ou dia);
  • Cortar fofocas ou parar de falar "por trás" das pessoas não presentes na empresa;
  • Pedir feedback de parceiros, sócios, líder ou colaboradores;
  • Convidar uma pessoa diferente da equipe para tomar um café e socializar;
  • Agradecer e abençoar mentalmente pessoas da equipe (todos os dias).

Pratique os hábitos acima gradualmente até que se tornem naturais na sua rotina. Você verá que rapidamente terá melhorias na atuação em grupo e no desenvolvimento de uma liderança moral. Assim, você vai influenciar seu time ou colegas de forma positiva.

Na Pandora Treinamentos, desenvolvemos conjuntos de hábitos de alta performance para ter resultados nas diversas áreas da vida.

+ Quer entender melhor sua personalidade? Leia no seu Mapa Astral o significado da combinação do seu signo com o seu ascendente. 

+ Veja as previsões para sua vida amorosa com o Tarot e o Amor.

+ Sinto muito, me perdoe, eu te amo e agradeço. Aprenda a perdoar com o Ho’oponopono.

+ Veja as previsões da numerologia para o amor em fevereiro.

Luck Esprega

Mentor e Treinador de Alta Performance há 5 anos. Possui Bacharelado em Comunicação, com pós-graduação em Psicologia Positiva e Coaching. É sócio da Pandora Treinamentos.

[email protected]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo