Chakra Laríngeo: comunicação, expressão e autoaceitação

Aprenda a trabalhar o quinto Chakra, que está relacionado à nossa capacidade de comunicação

Por Regina Restelli

O quinto Chakra é também chamado de Chakra Laríngeo ou Vishuddha. Sua cor é azul claro com prateado e azul esverdeado. Ele está localizado na base da laringe na garganta. O mau funcionamento deste chakra costuma gerar muita dificuldade de expressão, tornando a pessoa retraída, insegura, vitimizada.

Corresponde ao elemento éter. A função dos sentidos é o da audição e a glândula correspondente é a tiróide.

Este vórtice nasce na altura da vértebra cervical na garganta, bem na base da laringe. A nuca, queixo, ouvidos, órgãos da voz, traqueia, brônquios, região pulmonar superior, esôfago e braços influenciam no funcionamento deste ponto energético e vice-versa.

Chakra Laríngeo: características

É por esse centro de energia que encontramos a nossa maior capacidade de expressão, a comunicação através da voz, gestual e audição. Ele também faz uma importante ligação entre os Chakras inferiores com os superiores. É um transmissor de nossos conteúdos internos, como raiva, amor, medo, pensamentos, impulsos e reações ao mundo externo.

É um intermediário de informações em todos os níveis, pois o elemento éter também é considerado pela filosofia da Yoga o elemento básico, através do qual é condensado os elementos dos chakras inferiores – como terra, água, fogo e ar.

Chakra Laríngeo em harmonia

Com o funcionamento harmônico deste quinto Plexo, nos expressamos com total liberdade, criatividade e segurança. Também nos sentimos à vontade de assumir nossos conhecimentos, sentimentos e fraquezas. Desenvolvemos nele a capacidade de ouvir com generosidade e o acolhimento amoroso das ações mais delicadas que acabam promovendo maior independência de expressão e uma profunda alegria.

Chakra Laríngeo desequilibrado

O mau funcionamento deste chakra costuma gerar muita dificuldade de expressão. A pessoa não vivencia nada para não correr riscos de não ser aprovada.

O funcionamento falho do Chakra Laríngeo costuma perturbar a comunicação entre a mente e o corpo. A culpa e medo inconscientes são bem comuns neste caso, acabam impedindo a espontaneidade e causando muita dificuldade em entrar em contato com seus sentimentos mais profundos. Pode também desenvolver tanta vergonha de suas percepções internas que o convívio social fica prejudicado por medo da opinião dos outros.

É no Chakra Laríngeo que desenvolvemos a capacidade de ouvir com generosidade.

Como melhorar o funcionamento do Chakra Laríngeo? Para facilitar, num plano inicial devemos fazer uma limpeza energética com um bom profissional, onde a integração e potência do mesmo possa ser recuperada e tratada. Feito isso, podemos começar um caminho de auto-observação para reconhecermos como ações, pensamentos e desejos podem estar limitados aos nossos registros passados em relação às nossas carências. A falta deste autoconhecimento pode estar bloqueando seu centro de energia vital.

Estas experiências limitantes e passadas costumam insistir em permanecer, mas devem ser encaradas com determinação e coragem. O poder da expressão fica neste chakra e sem ele se torna difícil de realizar, criar, acreditar e sentir o prazer da liberdade nas situações da vida.

Um bom ponto à ser questionado é: "eu sinto que tenho segurança bastante para me expressar com alegria?

Outras questões boas de se responder são:

  • Tenho sido ousado e acredito na minha criatividade?
  • Acredito que sou bom o bastante para…
  • Como me sinto em relação a…(tal situação ou pessoa)?
  • Confio em mim?
  • Sou sincero comigo e com a vida?
  • Tenho me sentido confiante em meus relacionamentos profissionais?
  • Me sinto muito carente e não compreendido?
  • Estou reprimindo sentimentos e atitudes amorosas em meu dia a dia?
  • O que pode estar frequente em meu dia a dia que reconheço ser apenas uma crença?
  • Será que me permito expressar de forma diferente?
  • Como posso ser mais criativo nesta autoinvestigacão?

Crie suas próprias pergunta e se quiser mande para mim (você encontra meus contatos ao final do texto).

Equilibrando o Chakra Laríngeo

Após ter feito com muita honestidade este mergulho profundo em você, chega o momento de acalmar a mente, o passado, as críticas, os julgamentos e prestar atenção na respiração. Dar espaço para o novo comportamento se revelar é importantíssimo neste momento. Este deve ser um processo cauteloso e amoroso, pois entrar em contato com nossas memórias também pode ser bem desafiador. Nestes casos, procure um profissional para te ajudar a organizar as idéias e seguir com mais facilidade.

Meditação para equilibrar os Chakras

A meditação/atenção plena é realmente uma grande ferramenta de ajuste de chakras, e pode/deve ser usada sempre. Praticar os exercícios físicos da Yoga também são muito recomendados para este chakra. Fazer terapias energéticas com frequência pode auxiliar imensamente no processo de amadurecimento.

Manter a mente sob observação e controle para se escolher os pensamentos adequados são excelentes exercícios. Fazer aulas de canto e até de dança com foco consciente da recuperação do vórtice é energizante e curador. Outra técnica que é bem recomendável após e durante a investigação é o Ho’oponopono. Assumir suas responsabilidades, se perdoar e liberar, sempre ajudam imensamente nas questões do passado e do presente.

Gentileza com você e com o mundo

Baseada no desenvolvimento de meu trabalho com as “ Virtudes com Consciência", sugiro que invista na "gentileza" com você internamente e com o mundo a sua volta. Esta postura interna e externa costuma produzir energia de liberdade, alegria e poder pessoal, que vão potencializar imediatamente seu quinto Chakra e muito mais.

Nada do que foi dito aqui substitui ir ao médico ou fazer tratamentos. Muito pelo contrário, recuperar seu Chakra pode acelerar estes processos de cura.

Espero sinceramente que venha trilhar um caminho de consciência com muitas alegrias e conquistas. Que suas investigações e conhecimentos lhes tragam conquistas maravilhosas.

Namastê! O meu Ser reconhece o seu Ser em todo o seu esplendor!

 

O que você espera para sua vida em 2019? Veja previsões da Astrologia, Numerologia e Tarot para você.

+ Quer entender melhor sua personalidade? Leia o significado da combinação do seu signo com o seu ascendente.

+ Entenda os significados astrológicos dos primeiros eclipses de 2019.

+ A Sacerdotisa é o Arcano do Mês. Veja as tendências coletivas do Tarot para janeiro.

Regina Restelli

Criadora da Terapia dos Chakras, que promove autoconhecimento e expansão da consciência amorosa. Suas consultas limpam as crenças no campo energético, trazendo bem-estar e energia para autotransformação.

[email protected]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo