Os benefícios da psicanálise para o equilíbrio da mente

Análise pode ajudar você se relacionar melhor com suas emoções e com os outros

Por Bruna Rafaele

Já pensou em quantos sonhos você deixou de viver porque não teve a coragem suficiente de alcançar mudanças internas e externas? E o que você já não suporta mais que se repita em sua vida, mas que sempre volta a acontecer? Já pensou em construir novos caminhos para viver melhor? Esse e outros assuntos, você pode desvendar através da Psicanálise.

É comum as pessoas terem medo de descobrir algo que está escondido dentro delas. Contudo, quem deseja reconhecer suas verdades acaba descobrindo enorme sensação de bem-estar ao desfazer os nós do passado e ao abrir mão das vontades dos outros, que não são realmente as que elas querem – e merecem – viver.

Pessimismo: sinal de ansiedade

Encarar a vida de maneira pessimista não faz de você uma pessoa mais sensata. Só vai te fazer sofrer antes mesmo que algo de ruim aconteça. Em muitos casos, as pessoas têm o hábito de imaginar trevas em situações em que nem mesmo há de fato um problema. Isso é um sintoma de ansiedade, causado pelo despreparo para viver o que se quer.

Em muitas situações, vivemos sem nos dar conta de que o futuro pode ser construído a cada dia no presente. Não devemos contar muito com a sorte, mas sim aprender a lidar com o que pode vir acontecer através dos nossos atos no presente.

Todos são capazes de fazer planos, mas nem todas as pessoas têm clareza sobre as estratégias para conseguir concretizar seus verdadeiros desejos. Além disso, é preciso ter muita força de vontade para aprender a lidar com a resistência ao novo, ao que você pode viver com muito mais realização.

Acontece com as pessoas que não sabem o que querem viver e, geralmente, acabam seguindo o fluxo do grupo ao qual pertencem ou de seus familiares, sem nem mesmo se questionar se era aquilo de fato desejavam viver. Isso gera grande frustração e tristeza, mas mudar essa realidade não é impossível.

Além disso, há pessoas que sonham muito. Mas quando precisam partir para a ação, acabam se perdendo no meio de tantos planos que muitas vezes não têm nenhuma coerência e nem organização cronológica para serem realizados.

Metas: partindo para ação

Parece fácil pensar em tirar os desejos do papel e colocar eles na realidade, mas infelizmente muitos deles ficam guardados na gaveta por meses ou até anos. Mas será que dá para ser feliz abrindo mão dos seus verdadeiros desejos? Certamente não! sso vai sempre causar uma angústia e a sensação de que há algo perdido pelo meio do caminho, principalmente se a sensação era de que ia ser mais feliz no futuro, ele chegou e nada mudou.

Ser uma pessoa realizada requer de nós uma força muito grande que cada um carrega dentro de si, mas muitos reprimem: a ousadia. Isso mesmo! Ter ousadia é o que nos permite, além de sonhar, construir nossos caminhos e ser feliz já durante o trajeto, antes mesmo de realizar o que tanto se quer.

Na realidade, muitas pessoas ficam se sentindo presas a padrões de comportamento e de pensamento que as travam e sofrem muito com o mal-estar causado por essa tentativa de querer ser aceito pelos outros.

Mas e a infelicidade de viver uma vida que você não reconhece como seu maior desejo? Será mesmo que vale à pena satisfazer muito mais a vontade dos outros do que as suas? Essa pergunta só pode ser respondida por você mesmo, sentindo a ordem ou desordem que habita dentro de você.

Como lidar com a sensação de tempo perdido?

A sensação de ter desperdiçado tempo causa arrependimento e culpa. Mas será que esse é o caminho para aprender como lidar com as situações da vida? Será que reclamar e ficar preso a momentos do passado vai te ajudar a se sentir melhor? E quando a pessoa busca culpar outras pelos seus fracassos?

Para a Psicanálise, isso demonstra muito mais sobre a pessoa em si do que sobre o outro. É por esse viés que se pode aprender a crescer, amadurecer e não ficar esperando que os outros sejam responsáveis pela sua felicidade ou infelicidade.

Aliás, viver em equilíbrio requer de nós aprender a viver com os altos e baixos da vida e, mesmo assim, não sofrer, porque isso é opcional.  

Benefícios da Psicanálise

Primeiro é preciso partir do ponto de um grande desejo em se descobrir, deixar de lado a vontade dos outros e a autossabotagem. Um dos maiores sofrimentos que uma pessoa pode causar a si mesma é justamente resistir aos seus verdadeiros desejos.

Através da Psicanálise, você não vai descobrir nenhum monstro que mora dentro de você. Você vai descobrir as inúmeras possibilidades de se sentir melhor tanto com você mesmo(a) como com as outras pessoas e situações que você vivencia.

A análise faz qualquer pessoa ser uma própria analista de si mesma, pois você começa a não só questionar as razões, mas descobrir como você é muito mais capaz e forte. Não se trata apenas de falar das suas fraquezas, e sim de explorar o que você tem de melhor dentro de si.

Com o apoio de um bom Psicanalista, você consegue entender as mensagens que seu inconsciente traz através de seus sonhos, do uso de suas palavras e atitudes que você toma na sua vida. Com isso, você aprende a não lutar mais contra si mesmo(a) por algum motivo e a fazer as pazes com o que você tem dentro de si.

Muitas pessoas acreditam que a Psicanálise fica apenas atenta à infância e a relação com os pais, mas na verdade, estar em análise é aprender a lidar com a vida, independente do momento em que se vivenciou as experiências. Realmente é um processo libertador dos sofrimentos passados e que nos permite renascer tendo uma outra visão de mundo e sobre nós mesmos.

Como saber se você está aberto para fazer Psicanálise?

É simples, basta você ter alguma questão dentro de si que queira mudar e melhorar. Toda pessoa é capaz de alcançar grandes mudanças em sua própria vida e conseguir lidar melhor com a realidade. Não são apenas pessoas com depressão, ansiedade, por exemplo, que buscam ajuda. A Psicanálise também ajuda quem não consegue dar seus passos sozinho ou se sente muito preso às vontades dos outros.

Ter alguma situação que te angustia também pode ser um motivo para buscar ajuda, como a perda de um ente querido ou outros tipos de lutos que não acabam seus ciclos, como a perda de um emprego e o final de um relacionamento.

Pessoas muito indecisas, irritadas e até mesmos curiosos sobre o assunto podem procurar ajuda, porque os divãs são feitos para qualquer um que busca aprender mais sobre si e sobre os outros também.

Começar a mudança que você quer que aconteça no futuro requer coragem e vontade no presente. Então, se você quer melhorar de vida, comece hoje mesmo a buscar se conhecer e se desafiar a ir rumo ao seu verdadeiro desejo.

O que você espera para sua vida em 2019? Veja previsões da Astrologia, Numerologia e Tarot para você.

+ Quer entender melhor sua personalidade? Leia o significado da combinação do seu signo com o seu ascendente.

+ Entenda os significados astrológicos dos primeiros eclipses de 2019.

+ A Sacerdotisa é o Arcano do Mês. Veja as tendências coletivas do Tarot para janeiro.

Bruna Rafaele

Psicanalista lacaniana, Mentora (FGV) e Mestre em Estudo da Linguagem (PUC-Rio). Atende pessoalmente e online.

[email protected]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo