Lua Nova em Sagitário inspira entusiasmo e visão mais ampla

Lunação de 07/12 de 2018 a 05/01 de 2019 destaca brilho pessoal e profissional

Por Vanessa Tuleski

O dia 07 de novembro de 2018 às 05h21, no horário de verão de Brasília, é o início da Lua Nova em Sagitário. Essa lunação vai atuar até 05/01/19.

A Lua Nova gera um Mapa Astral com inclinações gerais que duram cerca de 30 dias, período denominado de lunação. Conhecê-las ajuda a compreender as temáticas que irão predominar durante o espaço de um mês, para si mesmo e para pessoas próximas, levando a aproveitar melhor este período. 

Essas são tendências coletivas, que podem ser sentidas tanto por você como por pessoas próximas. Para entender também as suas tendências particulares, após a leitura consulte seus trânsitos lunares personalizados, no Horóscopo Personare.

Entusiasmo e desejo de expansão em destaque

Esta Lua Nova traz uma ênfase especial em Sagitário, que abriga a Lua e o Sol, além de Júpiter, este último tendo ingressado há um mês neste signo, por onde vai transitar por um ano, sendo o planeta na sua própria "casa", algo muito forte na Astrologia. Júpiter é o planeta das oportunidades.  

O momento é, assim, bastante sagitariano. E que este sigo inspira? Vislumbrar novos horizontes e, por vezes, começar a se libertar de limitações, além de uma atmosfera de otimismo, alegria, autoconfiança e expansividade. Traz à tona temas como viagens, novos horizontes e cursos. 

Assim, a dica não é para se retrair, e sim, "sair da casca", aceitar convites e se abrir a experiências. Línguas, viagens, especializações, faculdades: tudo isto está em alta! Mas, apesar da exuberante energia sagitariana, que favorece a extroversão, há outras nuances para você conhecer.

Ascendente em Escorpião: renascimento e concentração

O Ascendente mostra as reações básicas que podemos ter no mês, e um Ascendente em Escorpião pode destacar crises tanto quanto o lado guerreiro, complexidades, mas também a faceta de força e poder. Para muitas pessoas, o mês vai gerar recomeços, sejam simbólicos ou mesmo como circunstâncias de vida. Escorpião também traz como temática o que precisa morrer para algo nascer, ou seja, todo o processo de transformação.

Pode ressaltar intensidade e obsessão, tanto no bom como no mau sentido, sendo que uma das necessidades é a de lidarmos com o nosso lado luz e sombra, tentando encontrar um bom equilíbrio entre eles. 

Sexualidade e atração também estão dentre os temas deste signo, bem como rejeição, a outro lado. Tudo isto indica emoções fortes, um gênio às vezes difícil, mas também força e regeneração.  

Finanças pedem avaliação e cálculo

Se a expansividade e autoconfiança impera na atitude perante a vida, as finanças pedem uma atitude calculada e cautelosa, com o sóbrio Saturno na Casa 2, do dinheiro. O mês pede investimentos e gastos bem pensados, e não favorece esperar o chamado "dinheiro fácil", aquele que vem da sorte, doação ou de uma postura mais solta, estando mais para o suado e batalhado, de acordo com a natureza deste planeta. Assim, o comércio vai ter que ralar para faturar, mesmo sendo época de Natal.

Como Vênus, o planeta das finanças, se encontra na Casa 12, é possível, porém, que muitos gastos sejam feitos por pena de decepcionar o outro (comprando mais presentes do que poderia, por exemplo) e também pode haver gastos sem pensar, mas que podem gerar arrependimentos. Por isso, vai ser melhor ser capaz de, saturninamente, manter os pés no chão e ter uma boa ideia do orçamento e do que investir ou não.  

Palavras com poder

Plutão ocupa a Casa 3, da comunicação e das palavras. Sendo este o planeta do poder, as palavras tendem a ter poder, para o bem ou para o mal, para ferir ou para curar, para incomodar ou para despertar. A mente pode ser mais profunda, favorecendo estudos, mas também é preciso tomar cuidado com pensamentos obsessivos e destrutivos, que é o outro lado da moeda.

Mercúrio, planeta da mente, destacado no Ascendente do mapa de lunação, e no signo de Escorpião, reitera tudo isto e fala de um mês em que a comunicação e a necessidade de trocar está ampliada sendo necessário usar a inteligência e senso de estratégia com as palavras. Caso contrário, Mercúrio em Escorpião pode ser usado em fofocas, intrigas e artimanhas, ou, mesmo, para pensamentos pouco construtivos e/ou paranóicos.

Talvez você precise falar (Mercúrio) o que sente (Escorpião), mas é importante que encontre um modo de criar uma ponte com o outro, a fim de que a comunicação esclareça, e não afaste, em um período, como visto adiante no texto, é tendente a rompimentos.

Exercitando curiosidade e comunicação

Mercúrio conjunto ao Ascendente favorece passeios, idas ao museu e viagens, em um mês também em que o Sol e a Lua em Sagitário possibilita participar de eventos e sair da rotina. Aproveite!

Atuando por inspiração

Marte e Netuno estão conjuntos, o que pode funcionar de maneiras distintas: em alguns momentos, agir sob inspiração ("sinto que tenho que fazer tal coisa") e, em outros, sentir dúvidas. Mesmo com dúvidas, algumas pessoas vão se sentir impelidas a se movimentarem, algo como "ainda não estou vendo bem como vai ser, mas quero ir em frente". Isto porque a forte ênfase em Sagitário nos faz querer ou precisar lançar a flecha em direção a objetivos, sejam de trabalho, lazer ou viagem.

Marte/Netuno também pode se manifestar em alguns momentos de baixa energia ou até de inércia para alguns. Está na Casa do lar, e talvez alternemos entre momentos marcianos, de muita atividade, e netunianos, de sono e/ou vontade de não fazer nada ou então de ver filmes e ouvir música. Uma boa ideia, com Marte/Netuno na Casa 4, é encontrarmos espaço para rituais pessoais, como meditar, energizar e/ou limpar a nossa casa, com defumadores e cristais.

Outra coisa bem importante de se notar é que Marte e Netuno fazem aspecto de desafio para Sol e Lua. Esta combinação pode trazer a reatividade e inclinação à irritação e brigas, por isto é bom atentar para este potencial. Desentendimentos podem ser explosivos neste mês, e, não raro, surgirem de mal entendidos e situações confusas (Netuno). Atenção com a possibilidade de brigas em família, tão comuns nesta época quanto lindas comemorações. Respeitar o espaço do outro e evitar ditar regras é uma boa recomendação.

Abertura à mudança de hábitos

A Casa do trabalho, da saúde, alimentação e cotidiano é ocupada por Urano, que pode trazer agitação ou novidades nestes âmbitos. Pode haver disposição em mudar algo na rotina, no trabalho, na saúde ou alimentação. Há uma disposição em mexer com hábitos e assuntos do cotidiano, ou então trabalho, sendo que nesta última esfera há chance de modernizações.

Eventualmente, porém, Urano também pode se manifestar como imprevistos e rupturas, como a saída de um emprego ou mudança em uma relação de trabalho, em especial porque Urano se opõe a Vênus, que rege dinheiro e/ou relações. O cotidiano também pode ter agitação e/ou estímulos e novidades. O planeta pode trazer surpresas negativas na saúde, como, por exemplo, passar mal por intoxicação, por isto é bom se precaver em viagens com fatores de risco, como a alimentação e até mesmo o excesso de sol. Alguns também podem se surpreender com diagnósticos e exames, descobrindo, por exemplo, algum índice elevado que tem de ser corrigido.  

Relações com intimidade e privacidade

Vênus ocupa um signo sexual e intenso, Escorpião, e está em uma Casa de bastidores, a 12, o que indica a tendência a querer viver o amor em privacidade, com cargas escorpianas de sensualidade. Mas com espaço, também, dada a oposição deste planeta com Urano, até porque o dia a dia tende a estar cheio e agitado (Urano na Casa 6). Então permitir que o outro faça as suas coisas, e vice-versa, é algo importante para este último mês de 2018.

Nada de amarrar e cobrar demais. A oposição também traz risco de rupturas, por isso atenção ao surgimento de conflitos, nos quais pode haver muita impulsividade e falta de negociação. O lado bom de Vênus/Urano, porém, pode ser a liberdade e a quebra na rotina.

Mês para brilhar na carreira e redes sociais

Leão na Casa 10 traz visibilidade à carreira e a eventos, no mês mais animado do ano. É regido pelo Sol, que brilha na Casa 1, marcando um tempo de procurar elevar a autoestima e confiar mais em si mesmo.

A Casa 1 realçada também marca a necessidade de espaço para o “eu”: cuidar de si mesmo, fazer compras, se dedicar a um hobby ou mesmo tirar as merecidas férias e fazer coisas que se goste. Mas o amor também vai requerer seu espaço em um mês de destaque para a vida pessoal, como se precisássemos de um cantinho para estarmos com  quem mais temos intimidade, com Vênus na Casa 12.

O que você espera para sua vida em 2019? Veja previsões da Astrologia, Numerologia e Tarot para você.

+ Tendências da Astrologia para 2019. Veja as principaos tendências para o seu signo e o seu ascendente.

+ É tempo de expansão: Júpiter está em Sagitário. Veja 12 dicas para aproveitar esse posicionamento.

+ Descubra o número do seu ano pessoal e veja as tendências da Numerologia para você em 2019.

Vanessa Tuleski

Vanessa Tuleski mora no RJ e dá consultas astrológica-terapêuticas pessoalmente ou à distância, focando no que o céu tem a dizer, mas também no que o livre arbítrio pode fazer.

[email protected]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo