Alimentação consciente: além do prato

Mais do que atenção ao que você come, reflita sobre o que seu corpo, sua mente e sua energia precisam

Por Fernanda Fortuna

Você está realmente se alimentando ou só comendo? Já parou pra pensar sobre isso Alimentar-se não é apenas ingerir alimentos para cessar a fome, mas perceber o que o seu corpo, sua mente e sua energia precisam. Comida é apenas algo que você ingere pra matar a fome, já o alimento é qualquer coisa que você consuma que te traga energia. Isso pode parecer um pouco estranho, mas vou explicar.

Primeiramente precisamos entender que o alimento dentro do nosso corpo é muito mais do que calorias que vão ser distribuídas para que o nosso metabolismo funcione e assim possamos fazer nossas atividades diárias e termos saúde. Isso é importante, mas é apenas uma pequena parte do que o alimento causa no nosso sistema.

O alimento que escolhemos está diretamente ligado às nossas emoções, à qualidade da nossa mente, à nossa energia diária, aos nossos pensamentos e estilo de vida, influenciando assim diretamente a nossa saúde individual.

Alimentação e prana

Existe uma forma de energia sutil chamada prana, responsável pela vida de todos os seres vivos. Porém, se vivemos uma vida de excessos e ingerindo alimentos com pouca energia há um desalinhamento onde as energias densas são retidas, causando enfermidades no corpo como obesidade, hipertensão, doenças cardíacas, além de emoções e pensamentos negativos, ansiedade, depressão e insônia.

Dessa forma, quanto mais fresco, puro e com vida for o alimento, mais prana estamos ingerindo. Por isso uma alimentação vegetariana, com vegetais, frutas, grãos, legumes, evitando alimentos industrializados, é sempre uma alimentação com mais prana.

Nutrindo o corpo

Outra questão muito importante é perceber o que nosso corpo está precisando. Para cada organismo é necessário um tipo de alimentação, e mais que isso, para cada situação ou emoção, isso muda também.

Atualmente com tantas dietas da moda é comum nos apegarmos a padrões já pré estabelecidos. Mas o que importa é: o que o meu corpo está precisando agora? O nosso corpo é muito inteligente ele realmente vai nos alertar sobre o que ele precisa mais. Se estamos tensos ou felizes, se é verão ou inverno, nosso corpo pede algo diferente, já percebeu?

Conexão entre comida e sustentabilidade

Além disso, a alimentação também compreende a compra, preparação, aceitação e ato de comer. Por isso é muito importante percebermos qual impacto estamos causando no ambiente com aquela refeição. Quanto de água e terras estão sendo desperdiçadas para que estejamos com aquele alimento.

O alimento que escolhemos está diretamente ligado às emoções e à energia diária, influenciando assim diretamente nossa saúde individual

É importante também nos alimentarmos em lugares tranquilos, com pessoas agradáveis, assuntos leves e sempre com gratidão por aquele alimento. Dessa forma estabelecemos uma conexão não só com o alimento, mas com o planeta e com nós mesmos.

Nutrindo a mente

E por fim, temos formas sutis de alimentar a mente. Hoje em dia já têm muitos estudos comprovando os benefícios da meditação e da respiração consciente, impactando no nosso cérebro e consequentemente no nosso dia a dia. Essas técnicas contribuem para uma mente mais focada, dinâmica, ativa, feliz e em paz.

Com tantas atribuições e a vida corrida, precisamos de ferramentas que nos façam ter energia e manter a saúde física e mental, nos livrando de estresse e ansiedade. Estudos comprovam também que, 20 minutos de meditação diária equivalem a 4 horas de descanso mental. Que tal dedicar 20 minutos do seu dia para nutrir a sua mente?

Podemos então definir que, alimentação consciente é uma alimentação integral, ou seja, onde se observa o que se come, de onde vem, o impacto daquele alimento em você e no planeta e percebendo através da consciência suas emoções, hábitos e necessidades reais, para ter um corpo e mente saudáveis. Alimentação tem a ver com saúde, sustentabilidade, compaixão, amor e espiritualidade.

 

O que você espera para sua vida em 2019? Veja previsões da Astrologia, Numerologia e Tarot para você.

+ Tendências da Astrologia para 2019. Veja as principaos tendências para o seu signo e o seu ascendente.

+ É tempo de expansão: Júpiter está em Sagitário. Veja 12 dicas para aproveitar esse posicionamento.

+ Descubra o número do seu ano pessoal e veja as tendências da Numerologia para você em 2019.

Fernanda Fortuna

Fernanda Fortuna é voluntária da Arte de Viver. Ministra workshops desmistificando a alimentação vegetariana. Vegana há três anos, estuda Ayurveda

[email protected]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo