Hatha Yoga: a origem dos diferentes estilos

Dinâmica ou estática, o importante é você encontrar a prática que melhor integra corpo, mente e coração

Por Karime Neder

"Ashtanga Yoga, Hatha Yoga, Vinyasa Yoga… Qual Yoga você faz?. Essa é que costuma ser muito frequente entre os praticantes de Yoga. Mas a questão é: faz diferença?

Há hoje em dia uma variedade enorme de escolas e estilos de Yoga. Entre toda essa gama, porém, sabemos que na verdade o Yoga é um só. São diferentes estilos que surgem de um único tronco, o  próprio Yoga, simples assim. Um conceito muito antigo, que surge na Upanishads, como um meio de ajustar o corpo e o coração através da mente na busca do eu verdadeiro.

Hatha Yoga: a origem

Essa prática foi resgatada pelos Nathas, surgindo o que conhecemos hoje de Hatha Yoga e posteriormente modernizada por Krishinamacharya, cuja a reputação cresceu rapidamente e por volta de 1937, começou a chegar ao Ocidente.

O Hatha Yoga é tão vasto e vivo que é natural que se tenha modernizado e evoluído, tornando-se mais acessível para os dias em que vivemos. Nós somos pessoas diferentes, com estados de consciência e presença diferentes. Nada mais natural, então, que tenham surgidos estilos variados para atender a todos, através da modernização do Yoga.

Yoga é um estado de consciência em que a verdade está clara

Você, como praticante, pode encontrar o caminho que mais te inspira, a prática que te faz mergulhar no presente e abre o seu fluxo criativo, seja uma prática dinâmica ou estática, de mantra, pranayama ou meditação. O importante é cultivar em seu coração uma forte intenção de tornar essa prática uma busca real de integração, preenchendo-se com o estado de plenitude!

Yoga, geralmente traduzido como união, é um estado de consciência em que a verdade está clara. Verdade essa que o yogi encontra dentro de si, que não está presente em livros, não vem do intelecto, mas, sim, do coração. É uma verdade que só é possível encontrar através de um caminho de volta, de recolhimento, percepção e envolvimento de todas as camadas do seu ser, da mais densa até a mais sutil.  Yoga não se pode expressar com palavras, é preciso vivenciá-la. A compreensão do estado de Yoga se dá apenas através da experiência viva e consciente da prática.

Esse é o caminho de moksha a liberdade.

Portanto, hoje, faça a prática que favorece o seu fluxo. Amanhã é outro dia, é outra prática.

O que você espera para sua vida em 2019? Veja previsões da Astrologia, Numerologia e Tarot para você.

+ Tendências da Astrologia para 2019. Veja as principaos tendências para o seu signo e o seu ascendente.

+ É tempo de expansão: Júpiter está em Sagitário. Veja 12 dicas para aproveitar esse posicionamento.

+ Descubra o número do seu ano pessoal e veja as tendências da Numerologia para você em 2019.

Karime Neder

Especialista em Vinyasa Flow Yoga, uma prática forte e dinâmica que traz aspectos tradicionais do Yoga por um olhar mais moderno. Contato:[email protected]

[email protected]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo