Apresentado por:Personare

Personare

Chakra umbilical: entenda como funciona o chakra da sexualidade

Também chamado de Swadhistana, segundo chakra representa o centro de energia sexual e está localizado abaixo do umbigo

O segundo chakra é também chamado de chakra sexual, Swadhistana ou chakra umbilical. Ele está localizado abaixo do umbigo até a altura do sacro.  De cor laranja como o Sol se pondo no verão, corresponde ao elemento água e também se relaciona com a esfera dos sentidos. Representa o nosso centro da energia sexual e das forças criativas.

Está diretamente ligado aos órgãos de reprodução como ovários, testículos e próstata, ao esperma, a tudo que é líquido como o sangue e linfa, os sucos digestivos, rins, bexiga e quadris.

O segundo chakra também pode ser chamado de Plexo Esplênico ou sacro. Confira algumas características deste centro energético:

  1. A primeira característica deste vórtice de energia fala sobre a função da água, ligada ao Feminino. Sua esfera de ação no homem se manifesta no impulso da ação, realização e fecundação. E na mulher o impulso principal é de acolhimento e de entrega ao impulso criativo para suprir, alimentar, proteger e permitir o crescimento da nova vida. Isso no âmbito físico literal ou no nível psíquico.
  2. A segunda característica fala do elemento água que também purifica e limpa. Isso se manifesta no plano físico com a eliminação de toxinas feita pelos rins e bexiga e, no emocional, eliminando as emoções como medo, raiva, ressentimentos e muito mais.

É por esse centro de energia morfogenético que nossos relacionamentos afetivos sexuais tem função decisiva nas nossas escolhas. Está ligado diretamente ao recebimento do prazer físico, mental e espiritual, desde as mais variadas formas de erotismo até a experiência de entrega do ego por um relacionamento mais profundo de união sexual.

O Funcionamento Harmônico deste segundo Plexo nos faz perceber a vida com mais entusiasmo e criatividade. Nos sentimos parte do fluxo criativo da própria Criação. E em relação ao sexual, temos a consciência de estarmos em movimento permanente ativando o equilíbrio do feminino e do masculino em nossos sentimentos, atitudes e desejos.

Já o funcionamento falho que costuma ter início na adolescência gera insegurança. Os impulsos e desejos nem sempre têm apoio e orientação. Isso acaba gerando instintos reprimidos, fantasias sexuais exageradas e dependências, entre outras muitas deturpações. É nesta época que começamos a criar crenças de relacionamentos afetivos que nos acompanham por toda vida. Também aqui a criatividade perde seu potencial e a admiração infantil pelas maravilhas da vida acabam não fazendo mais sentido.

O hipofuncionamento deste chakra costuma com frequência aparecer na infância quase sempre com falta de carinho físico. Na sequência vem a puberdade que gera a tendência de acentuar esta carência e como resultado ocorre a falta de autovalorização, frieza sexual e repressão das emoções em geral.

Como melhorar o funcionamento do chakra sexual?

Para facilitar, num plano inicial devemos fazer uma limpeza energética com um bom profissional, onde a integração e potência do mesmo possa ser recuperada. Feito isso, podemos começar um caminho de autoinvestigação para reconhecermos como ações, pensamentos e desejos, podem estar limitados aos nossos registros passados em relação às nossas carências. A falta deste autoconhecimento pode estar desenergizando seu centro de energia vital.

O Funcionamento Harmônico deste segundo Plexo nos faz perceber a vida com mais entusiasmo e criatividade

Estas experiências limitantes e passadas costumam ser reeditadas em várias áreas da vida e isso pode e deve ser mudado. O poder pessoal mora neste centro energético e sem ele fica bem difícil de realizar qualquer coisa, criar, acreditar e sentir prazer positivo nas situações de vida.

Questões que podem ajudar nessa reflexão:

  1. Eu sinto que tenho poder de realização?  
  2. Tenho sido criativo?
  3. Acredito que sou bom o bastante para…?
  4. Como me sinto em relação a…( tal situação ou pessoa)?
  5. Confio em mim?
  6. Tenho me sentido confiante em meus relacionamentos afetivos?
  7. Estou muito carente?
  8. Ainda estou reprimindo sentimentos e atitudes amorosas?
  9. O que pode estar se perpetuando em meu dia a dia que reconheço ser uma crença do passado?
  10. Quem anda “azedando” a minha vida? E será que estou entregando meu poder pessoal a esta pessoa?
  11. Tenho desejo de quê? (olhe bem profundamente para este aspecto de sua personalidade)
  12. Que sentimentos amorosos e positivos não estou nutrindo sobre mim?
  13. Será que posso e me permito escolher fazer diferente?
  14. Como posso ser mais criativo nesta autoinvestigação?

(Crie suas próprias pergunta e se quiser mande para mim)

Após ter feito com muita honestidade este mergulho profundo em você, chega o momento de acalmar a mente, o passado, as críticas, os julgamentos e prestar atenção na respiração. Dar um espaço para o novo estímulo se revelar da sua própria sabedoria inata, é providencial neste momento. Este deve ser um processo cauteloso e amoroso, pois entrar em contato com nossas memórias também pode ser bem desafiador. Nestes casos procure um profissional para te ajudar a organizar as ideias e seguir com mais facilidade.

A meditação/atenção plena é realmente uma grande ferramenta de ajuste de chakras, e pode/deve ser usada sempre. Praticar os exercícios físicos da Yoga também são excelentes. Fazer terapias energéticas com frequência pode auxiliar imensamente no processo de amadurecimento das emoções.

Manter a mente sob observação e controle, para se escolher os pensamentos adequados são excelentes exercícios. Tomar sol de preferência nos horários do inicio do dia, com foco consciente da recuperação do vórtice, auxiliado pela meditação é adorável e energizante. Outra técnica que é bem recomendável após e durante a investigação é o Ho’oponopono. Assumir suas responsabilidades, perdoar e liberar, sempre ajudam imensamente nas questões do passado e do presente.

Agora que você já tem estas informações preciosas, é de sua total responsabilidade o que vai fazer com elas. Nada do que foi dito aqui substitui ir ao médico ou fazer tratamentos. Muito pelo contrário, recuperar seu chakra pode acelerar qualquer um destes processos de cura.

Espero sinceramente que venha trilhar um caminho de consciência com muitas alegrias e conquistas. Que suas investigações lhes tragam conquistas maravilhosas.

Namastê ! O meu Ser reconhece o seu Ser em todo o seu esplendor !

O que você espera para sua vida em 2019? Veja previsões da Astrologia, Numerologia e Tarot para você.

+ Tendências da Astrologia para 2019. Veja as principaos tendências para o seu signo e o seu ascendente.

+ Você sabe o significado da combinação do seu signo com o seu ascendente? Leia agora na amostra gratuita do seu Mapa Astral.

+ Mercúrio está retrogrado e em quadratura a Netuno, entenda todos os significados do aspecto

Regina Restelli

Criadora da Terapia dos Chakras, que promove autoconhecimento e expansão da consciência amorosa. Suas consultas limpam as crenças no campo energético, trazendo bem-estar e energia para autotransformação.

sanatkumara.tera@gmail.com

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos