A importância do silêncio no combate ao estresse

A Terapia do Silêncio reduz a tensão muscular, limpa a mente e renova a energia vital

Por Marcelo Anselmo

A importância do silêncio no dia a dia. Foto: Tolu Bamwo/Nassy

Viver no mundo moderno é um desafio complexo. Somos levados a diversos fatores de estresse da vida diária: trânsito, pressões por desempenho no trabalho, discussões por motivos banais. Situações cotidianas que põem à prova o nosso equilíbrio mente e corpo são fatores que podem desencadear diversas enfermidades. Segundo dados da ISMA (International Stress Management Association), o estresse é a razão de 90% das consultas médicas. É isso mesmo que você leu: 9 entre 10 consultas possuem alguma fonte de estresse enraizada, seja uma crise de asma, episódios de enxaqueca ou uma desregulação intestinal.

Além dessas questões, recebemos ao longo do dia diversos inputs sensoriais – estímulos que adentram nossos sentidos e “roubam” a nossa atenção, como propagandas, ruídos, e-mails, notificações das redes sociais.

Temos ainda o terceiro aspecto que consiste em estar sempre movimento. O que é isto? É a sociedade que está sempre exigindo de nós uma rotina acelerada, um ritmo desenfreado, constantemente produzindo, delegando, questionando. Estamos sempre em ação.

Talvez silenciar-se seja visto de forma equivocada por grande parte da população. Diminuir este ritmo desenfreado, voltar-se para dentro e se permitir viver momentos introspectivos nos traz uma quietude que impacta de forma altamente benéfica na minimização dos fatores de estresse.

Efeitos do silêncio no corpo e na mente

Dentro do panorama dos significados, podemos dizer que o silêncio é a ausência total ou relativa de sons audíveis. Estes são alguns benefícios da Terapia do Silêncio:

  • Reduz a tensão muscular que o estresse gera no corpo
  • Elimina a “sujeira” que os inputs alastram na sua mente
  • Economiza energia vital para nos movimentarmos mais e melhor

Como fazer do silêncio um hábito

Como em qualquer outro setor da vida, costumo dizer que primeiro temos que nos desprogramar de hábitos maléficos para então começar a trilhar os benéficos. Deixo duas dicas pra você:

  1. À noite, antes de dormir, perceba os ruídos do dia que ainda ecoam na sua mente. Perceba a intensidade deles, em que momento do dia e local apareceram. Toda jornada silenciosa começa, de fato, na prerrogativa de minimizar os ruídos.
  2. Faça uma pausa de um minuto por dia e conecte-se com este silêncio interno. Pode parecer muito pouco, mas para algumas pessoas estes 60 segundos parecem infindáveis. Comece com um minuto, progrida para dois conforme for se sentindo confortável e assim sucessivamente.

Acredito que seja um tanto desafiador permitir-se a esta onda silenciosa. Mas ao vivenciar os benefícios do silêncio, você será inspirado a buscar cada vez mais diferentes práticas silenciosas no seu dia a dia.

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Marcelo Anselmo

Fisioterapeuta e Professor de Educação Física; Mestre em Educação; MBA em Marketing; Especialista em Gerontologia; Certificado em Gerenciamento de Estresse; Especialista em Mindfulness e Mindful Eating.

Contato: [email protected]

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