Previsões para Capricórnio em 2019

Confira as principais tendências para quem tem Sol ou ascendente no signo

Por Marcia Fervienza

Que ano interessante para os Capricornianos! Os nativos de cada um dos 3 decanatos possuem trânsitos distintos oferecendo oportunidades variadas em áreas diferentes. Você confere a seguir previsões para Capricórnio detalhadas, divididas por decanato. Mas o dia que um decanato inicia ou termina pode sofrer leves variações anualmente. Portanto, caso tenha nascido no dia de início ou término de um decanato, é importante consultar um astrólogo para tirar a dúvida.

No final do conteúdo, você também encontra as principais tendências para quem tem ascendente em Capricórnio.

Vale reforçar, ainda, que as previsões focam nos aspectos que o Sol (ou o ascendente) em Capricórnio viverá ao longo de 2019. Por este motivo, pode acontecer de um decanato ter trânsitos mais expressivos que outros.

Lembre-se que você é muito mais do que apenas seu signo solar e ascendente. Portanto, para ter uma análise completa de como será seu ano, é preciso analisar outros aspectos de seu Mapa Astral.

Confira abaixo as previsões para seu signo ou ascendente (caso não saiba seu ascendente, clique aqui e descubra gratuitamente).

Temos a entrada de Urano em Touro e o trígono que este fará ao Sol dos nascidos no primeiro decanato (especialmente entre 23 e 29 de dezembro), o que traz motivação e oportunidade para criar, inovar e – por que não? – mudar!

Depois, temos Saturno, regente dos Capricornianos e do nosso sentido de realidade, e Netuno em conjunção e sextil respectivamente ao Sol dos nascidos no segundo decanato (especialmente entre 2 e 12 de janeiro), garantindo-lhes foco, estabilidade e segurança, mas sem comprometer a capacidade de sonhar e vislumbrar outras possibilidades.

Por fim, temos Plutão pedindo aos nascidos entre 11 e 14 de janeiro que façam uma catarse (física, mental, psicológica, emocional e espiritual) para se liberar de tudo que é tóxico, supérfluo ou inútil. Embora este seja um trânsito de perda, ele pode ser um período de semear ganhos imensuráveis para o futuro. Vejamos mais a fundo cada um dos trânsitos.

Primeiro decanato – 21 de dezembro a 2 de janeiro

Os nativos do primeiro decanato receberão um trígono de Urano em Touro sobre seu Sol, que fica ativo a partir de 7 de março. Considerando que os capricornianos estiveram sob a influência de uma quadratura de Urano durante os últimos 7 anos, este trígono pode ser sentido como uma benção.

Durante a quadratura, estes nativos foram obrigados a rever inúmeras ideias e conceitos que constituíam o cerne de sua personalidade, e foram convidados a destruir estruturas (de pensamentos, de crenças e de vida) que certamente levaram muito tempo para ser construídas.

Muitos aprenderam que ser forte não é o mesmo que ser rígido. Perceberam que, embora valha a pena valorizar a tradição e o conhecimento testado pelo tempo, às vezes nossas opiniões acerca das pessoas, dos relacionamentos e do mundo precisam ser atualizadas. Internamente, você sempre soube que o mundo exterior não te definia, mas agora você conquistou a liberdade de se expressar de acordo com a sua essência, independente das expectativas que terceiros têm para você.

Você sempre soube que o mundo exterior não te definia, mas agora você conquistou a liberdade de se expressar de acordo com a sua essência

Agora, de posse de uma nova consciência sobre si mesmo e sobre o mundo, é hora de revisitar seus conceitos a respeito de valores pessoais e dinheiro. Diante desta nova identidade que emergiu, ainda é possível dizer que sua forma de se relacionar com o dinheiro está alinhada a sua essência?

Você se sente adequadamente valorizado por sua família, em suas relações, no seu trabalho? Aquilo que recebe monetariamente pelo trabalho que realiza compensa o esforço que coloca em sua profissão? E de que forma você vê o dinheiro: ele é um meio para um fim ou é um fim em si mesmo? Ele te liberta ou te aprisiona?

Diferentemente do aspecto anterior, os questionamentos que surgem aqui serão menos perturbadores do que antes, porque as mudanças mais importantes e cruciais já foram feitas. Agora, não é a sua identidade que está em jogo, e sim como esta identidade se posiciona ante o seu meio.

É possível que agora surjam novas formas de ganhar (e gastar) dinheiro, além de novas formas de lidar com aquilo que você valoriza

Como o aspecto de trígono fala de oportunidade, e Urano fala de inovação e criatividade, é possível que agora surjam novas formas de ganhar (e gastar) dinheiro, além de novas formas de lidar com aquilo que você valoriza, ou de se sentir valorizado por aquelas coisas e pessoas que importam para você.

O período mais ativo de mudanças vai até 11 de agosto. Depois disso e até o final do ano, Urano entra em aparente movimento retrógrado, dando lugar a uma fase de consolidação das mudanças anteriores. Se tiver que dar início a qualquer projeto, faça-o entre o mês 3 e o mês 8, que é quando o céu está mais favorável.

Segundo decanato – 2 a 7 de janeiro

Os nativos do segundo decanato têm dois planetas de energias dissonantes agindo sob o seu Sol. Por um lado, temos Saturno perguntando o que eles fizeram de suas vidas nos últimos 28-30 anos. O que você conquistou e quão satisfeito você está com a sua vida? O objetivo é que você faça uma revisão da sua vida e possa se preparar para aquilo que deseja alcançar nos próximos 28-30 anos. Quais serão os seus próximos objetivos e qual a melhor maneira de alcançá-los?

Por outro lado, temos Netuno, que é uma energia completamente alheia e estranha à natureza capricorniana, tentando transformar o modelo de percepção e entendimento da vida. Netuno vê o mundo com olhos cor de rosa. Para entender Netuno, pense em Peixes e suas fantasias de um mundo onde todos se amam, todos são bons e estão em sintonia. Já Capricórnio, regido por Saturno, tem uma visão de mundo que é bem realista (se não for pessimista), nua e crua, pontuada com pitadas de humor negro, só para ajudá-los a seguir em frente.

O objetivo de Netuno é mostrar que inspiração é tão importante quanto trabalho duro, e que a sua imaginação e seus sonhos têm papel fundamental no alcance dos seus objetivos

Então, Netuno em sextil ao Sol destes nativos, tenta liberá-los desta ideia (saturnina) de que nada é real a menos que seja palpável, o que soa aos capricornianos como uma música muito estranha, em que eles não entendem a letra e não conseguem acompanhar o ritmo. Para os capricornianos, ainda que o aspecto seja fluido e positivo, é como se Netuno estivesse tentando dissolver sua realidade. Isso assusta, porque é algo que eles valorizam muito em suas vidas – o real e o concreto.

Mas o objetivo de Netuno é mostrar que inspiração é tão importante quanto trabalho duro, e que a sua imaginação e seus sonhos têm papel fundamental no alcance dos seus objetivos. Obviamente, isso tira você da zona de conforto. Mas Netuno quer que você incorpore à sua experiência de vida o mágico, o misterioso, e que você se sinta confortável com isso. Será que é possível se abrir a essa possibilidade?

Terceiro decanato

Mesmo para os capricornianos, que estão acostumados ao lado mais duro da vida, a batalhar por aquilo que querem e a não receberem nada fácil, um trânsito de Plutão é difícil. Os nativos do terceiro decanato estão vivendo Plutão em conjunção ao seu Sol, o que pode ser realmente estressante. Isso porque a influência de Plutão tem agido como se sua missão fosse questionar (ou levar os capricornianos a questionar) cada fibra do seu ser.

Plutão se dedica a remexer em coisas (leia-se pessoas e situações) que você decidiu deixar de lado há anos porque investigá-las não fazia sentido, não trazia nenhum resultado positivo e nem tinha nenhuma aplicação prática na sua vida atual. Você não perde tempo com aquilo que não pode ser mudado – como, por exemplo, o passado. Mas Plutão pensa diferente e tem outros planos para você.

Quando o capricorniano típico “cai”, ele levanta, sacude a poeira e segue em frente, não importa por que eles caíram. Eles não se dão tempo para sentir a dor ou sofrer, nem ficam tentando consertar o que não tem conserto. Atender os pedidos de Plutão, entretanto, equivale a fazer exatamente isso: ficar remoendo o passado e chorar ou tentar consertar o que não tem conserto.

Você não perde tempo com aquilo que não pode ser mudado, como o passado. Mas Plutão pensa diferente e tem outros planos para você

Mas não se trata disso. O objetivo de Plutão é libertá-lo daquilo que, embora você pense que deixou para trás, ficou apenas reprimido dentro de você. Todos aqueles sentimentos que não foram sentidos, as lágrimas que não foram choradas, tudo aquilo que não foi elaborado continua vivo e cheio de energia, influenciando seu dia a dia de forma inconsciente, mas muito mais presente do que você pensa e gostaria. Isso, a longo prazo, pesa. É deste peso que Plutão quer te libertar, para que você possa dispor de mais energia para alcançar seus objetivos atuais e futuros, para que você possa realmente viver 100% no momento presente.

Você tem força e determinação o suficiente para lidar com problemas e adversidades, mas os evita porque vê isso como uma “fraqueza” ou como algo desnecessário. Não é. Você está carregando aquilo que não enfrenta dentro de si como um peso morto, e isso trava o seu progresso. Libertar-se pode sim significar abrir mão do status quo. Mas se o resultado final for o nascimento de alguém mais forte, inteiro e completo, será que não vale a pena?

Ascendente em Capricórnio

Os nascidos com ascendente em Capricórnio continuam com o trânsito de Saturno e Plutão pelo seu ascendente e pela sua casa 1. Saturno pode fazer com que nos sintamos mais velhos, cansados, com menos energia, e até mais solitários, o que pode disparar uma reavaliação dos nossos relacionamentos.

Será que não estamos sozinhos há muito tempo? Não deveríamos nos casar? Para os que estão em um relacionamento estável e de longo prazo, o questionamento pode ser em torno do futuro da relação. Será que as coisas não deveriam estar diferentes? Essa relação ainda é satisfatória?

2019 dará início a um período de aproximadamente 7 anos que pode falar de novos romances, da descoberta de novos talentos, de criatividade e de possíveis gestações indesejadas

O problema é que alguns ficam meio ranzinzas com esse trânsito, e eles mesmos podem ser o motivo pelo qual a relação não anda lá essas coisas. Mas como Plutão também está envolvido, sentimos que estamos mudando tanto que não aceitamos que o outro significativo das nossas vidas não acompanhe o processo de transformação.

Por outro lado, este ano dará início a um período de aproximadamente 7 anos que pode falar de novos romances, da descoberta de novos talentos, de criatividade e de possíveis gestações indesejadas. Isso porque estes nativos têm Touro na casa 5 e o trânsito de Urano por esta casa sempre pode acarretar eventos súbitos e inesperados relacionados a romances e filhos.

Informe-se a respeito daquilo que deseja realizar, estude, faça um profundo trabalho de pesquisa e investigação

Por outro lado, Júpiter em trânsito pela sua casa 12 natal pode favorecer tudo aquilo que seja feito longe dos olhos de terceiros. Não é o momento de trazer nenhum projeto à luz do dia ou aos olhos de ninguém, mas sim de fazer sua gestão em recolhimento. Informe-se a respeito daquilo que deseja realizar, estude, faça um profundo trabalho de pesquisa e investigação, prepare-se nos bastidores para aquilo que você deseja trazer ao mundo quando Júpiter cruzar seu ascendente, em 2020.

Júpiter na 12 traz ainda proteção e amigos desconhecidos. Não se surpreenda se você se ver recebendo ajuda de “anjos” os quais nunca chega a conhecer. Não questione, mas não esqueça de ser grato ao universo.

O lado negativo de Júpiter na 12 é que o nosso lugar de recolhimento deixa de ser com Júpiter em trânsito por ali. Afinal, Júpiter gosta de trazer agitação para a casa onde se encontra. E, cá entre nós, a casa 12 não é uma casa na qual ele se sinta muito cômodo ou à vontade para manifestar sua energia de expansão, a menos que sua energia seja utilizada para fazer o bem pelos desprovidos e desvalidos em forma de caridade e trabalho voluntário.

Marcia Fervienza

Astróloga há mais de 15 anos e psicóloga, atua como colaboradora em Astrologia para diversas revistas e possui trabalhos publicados em vários países. Oferece atendimentos astrológicos presenciais e virtuais.

[email protected]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo