O que significa sonhar com bruxa?

Simbolismo da bruxa é ambíguo, podendo evocar aspectos criativos quanto destrutivos. Entenda os possíveis significados

Por Thaís Khoury

Sonhar com bruxa pode indicar que o sonhador está vivendo uma busca interna por conhecimentos valiosos para seu próprio desenvolvimento. A simbologia de uma bruxa amiga, por exemplo, revela que a intuição da pessoa pode estar mais aguçada que o normal ou que precisa de mais atenção para ser compreendida.

Entretanto, o simbolismo da bruxa possui diversas nuances e propósitos quando aparece em um sonho. É um símbolo ambíguo, pois pode evocar tanto aspectos criativos quanto destrutivos da personalidade do sonhador. A imagem da bruxa velha e louca é tão comum quanto às figuras femininas jovens, sombrias e poderosas. Veja a seguir algumas possíveis interpretações desse sonho e entenda o que seu inconsciente está tentando sinalizar sobre seu momento.

Interpretação negativa da bruxa

O lado negativo deste símbolo pode se apresentar como uma figura feminina cruel, insana, histérica e mórbida. Ela usa sua mágica para destruir e pode ser a porta-voz onírica de diversos complexos: materno, feminino (na mulher) ou ânima (no homem).

É um símbolo bastante comum em sonhos masculinos, especialmente quando as relações com o feminino não são muito positivas. Nas mulheres, a bruxa pode retratar a relação com o próprio feminino subjugado ou ressentido.

Sonhar com uma bruxa má

Um bruxa má e perversa pode indicar que o sonhador vem enfrentando problemas para cuidar de si mesmo, talvez fazendo más escolhas, tendo atitudes que sabotam e atrapalham a vida, se associando a pessoas e circunstâncias que, embora possam levar a alguma compreensão de si mesmo, esse processo acontece por meio de sofrimento e alto custo emocional.

Sonhar que a bruxa cozinha em um caldeirão

Uma bruxa que cozinha em seu caldeirão demonstra ao sonhador um contato com o poder criativo, da espera, do preparo, das idéias cultivadas, somadas, enriquecidas que aguardam serem transformadas. Algo novo pode surgir a partir daí e o contexto do sonho oferecerá mais informações.

Sonhar que está sendo torturado pela  bruxa

Uma bruxa que tortura física ou psicologicamente o sonhador pode denunciar que há forças inconscientes que se põem contra o sonhador, ameaçando seu equilíbrio psíquico e, não raro, físico.

Conexão entre magia, criatividade e liberdade

Ao pensarmos em bruxas, um dos primeiros aspectos que salta aos olhos é a magia. Ela está ligada aos processos intuitivos e do reconhecimento dos talentos. A mágica também representa a solução criativa para os problemas que se apresentam ao sonhador, ainda que possam ser utilizadas para destruição.

Sejam as bruxas mulheres solitárias e reclusas ou sociáveis e sedutoras, o que toda bruxa tem em comum é um forte senso de liberdade, por exemplo quando voa em sua vassoura ou quando cria seus feitiços, images bastante conhecidas.

Conhecimento e elementos da natureza

A bruxa também possui forte e inevitável conexão com os elementos e com a natureza, já que são profundas conhecedoras de poções e feitiços compostos por diversos ingredientes. Em seu caldeirão, ela combina elementos e os cozinha a fim de transformá-los em algo mais.

Sua criatividade e conhecimento ancestrais e sobrenaturais a tornam uma peça psíquica importante que, por bem ou por mal, movimenta a vida interior do sonhador. O contato com a bruxa em um sonho pode ser altamente mobilizador para uma pessoa mais atenta e, mesmo para uma desatenta, este símbolo não costuma passar despercebido.

Sonhar com bruxa: quais reflexões seu inconsciente está sugerindo a você?

  • Como é a bruxa do seu sonho?
  • Vocês interagem?
  • Quais são os sentimentos que surgem dessa interação?
  • É uma figura auxiliadora ou assustadora?
  • Esse contato é percebido como benéfico ou maléfico?

Analise o contexto do sonho para uma interpretação mais eficaz

  • Sou capaz de resolver problemas criativamente ou me torno histérico diante do descontrole?
  • Consigo agir com sabedoria diante de situações desafiadoras ou sou tomado por um desespero paralisador?
  • Me sinto livre para criar e exercer meus talentos ou fico preso a ressentimentos e amarguras?
  • Reconheço e uso meu poder pessoal de forma ética ou manipulo os outros para obter o que quero?
  • Como lido com o feminino em mim e na vida? Ele me fortalece ou me amedronta?

Sonhos são mensagens do inconsciente. Saber interpretá-las pode ser uma importante ferramenta de autoconhecimento. Vale destacar que raramente o significado será somente positivo ou negativo. Se houver dedicação às questões que o sonho trouxe, aquilo que inicialmente pode ter surgido como um “mau presságio” pode gerar transformações positivas.

Thaís Khoury

É psicóloga clínica e utiliza a interpretação dos sonhos, a calatonia e a expressão criativa em seus atendimentos. Também é vegana e fundadora do Veganíssimo, empresa que produz alimentos 100% vegetais.

[email protected]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo