Dicas para iniciar 2019 com a casa organizada

Crie uma rotina para organizar seu lar e ganhe mais tempo para o lazer no ano novo

Por Beth Vidal

O tempo passa tão rápido, não é mesmo? E nem sempre dá tempo de você cumprir todas as metas planejadas para o decorrer do ano. Uma delas costuma ser colocar em ordem a bagunça que se instala nos cômodos da nossa casa. O ano novo está se aproximando e a meta de deixar a casa mais organizada pode se concretizar com dicas fáceis de aplicar. Estabelecendo uma rotina diária, essas tarefas ficam muito mais fáceis e rápidas de serem executadas. Experimente colocar em prática algumas dessas dicas:

  • Arrume a cama todos os dias. Essa tarefa não consome muito tempo e já deixa o quarto com o aspecto de organizado.
  • Crie o hábito de recolher todos os objetos que estão espalhados pela casa. Para isso, pegue uma cesta, uma sacola ou uma caixa e coloque todos os objetos que não pertencem àquele lugar. Depois é só recolocar os objetos nos seus locais de origem e ver os efeitos da organização.           
  • Se você trabalha fora, passe a deixar separados a roupa, o sapato e a bolsa ou mochila que irá usar no dia seguinte. Aproveite para reunir os cosméticos e maquiagem usada no dia a dia num mesmo lugar, seja num organizador ou numa nécessaire. Você ganhará uns bons minutos que poderão ser desfrutados para tomar o café da manhã com mais calma.
  • Procure deixar na bancada do banheiro somente os itens que você usa com frequência. Uma bancada cheia passa o ar de bagunça. Use e abuse dos ganchos para pendurar as toalhas e roupões após o uso. Existem os ganchos com adesivos, evitando furar as paredes.
  • Coloque um porta-chaves logo na entrada da casa. Além de ser uma peça que pode ser decorativa, evitará que as chaves fiquem espalhadas pelos móveis, podendo até ficarem perdidas momentaneamente. O porta controle remoto também cumpre as mesmas funções, bem como o porta revistas: decorar e concentrar todos os objetos daquele ambiente num mesmo lugar, facilitando a busca pelos mesmos.
  • Quando se fala em cozinha, crie o hábito de já ir lavando a louça enquanto estiver fazendo a comida. Quando você tiver acabado essa tarefa, a pia já estará vazia e limpa. Não deixe a louça do jantar para ser lavada no dia seguinte. Isso evitará o acúmulo com a louça do café da manhã e você levará muito mais tempo até lavar tudo.
  • Aproveite o momento de fazer o café da manhã para conferir a geladeira. Verifique se tem algum item que já saiu da validade e já faça o descarte.
  • Ao retirar a roupa do secador ou varal, faça uma triagem. As que não serão passadas, dobre e coloque no guarda-roupa. Não deixe acumular aquele monte de roupas em cima de uma cadeira ou no canto do sofá. Rapidamente você não saberá mais o que tem ali e perderá muito tempo para organizar tudo em seus lugares.

Se você conseguir montar uma rotina para organizar um cômodo por dia, em breve a sua casa já estará toda organizada e sobrará tempo para dedicar-se mais à família ou desfrutá-lo para o seu próprio lazer.  Não se esqueça de envolver todos familiares nesse processo. Dê tarefas fáceis e que todos possam cumprir. A organização só colabora para facilitar a nossa vida, pense nisso e Feliz Ano Novo!

Beth Vidal

É personal organizer e oferece consultorias no Rio de Janeiro para organizar a vida e os lares das pessoas, com técnicas inteligentes e soluções criativas. Sua primeira visita aos espaços é gratuita.

[email protected]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo