Apresentado por:Personare

Personare

Plexo solar: o que é e como funciona o terceiro chakra

É através desse centro de energia que nos relacionamos com o mundo e com as pessoas a nossa volta

Regido pela simbologia do número 3, 2019 traz a energia da cor amarela, que está relacionada ao terceiro chakra, o plexo solar. Também chamado de manipura, é amarelo dourado como o Sol e representa o nosso centro de força e de vitalidade. O chakra de número 3 está localizado na cavidade abdominal, acima do umbigo e perto do estômago. É por esse centro de energia que nos relacionamos de forma ativa com o mundo e com as pessoas a nossa volta. Através dele, nossa energia emocional flui para o exterior.

Chakra plexo solar: características

O chakra plexo solar está diretamente ligado aos órgãos relacionados ao sistema digestivo: estômago , fígado, baço, pâncreas, vesícula biliar, sistema nervoso vegetativo. Diz respeito ao nosso apetite e a forma como digerimos desde alimentos em geral até as questões emocionais. Enquanto o sistema digestivo consome e digere as impressões materiais, o cérebro, citado aqui como consciência, digere e consome as impressões imateriais do mundo.

A sede da nossa personalidade está no terceiro chakra. É nele que moram nossos desejos e todas as nossas simpatias e antipatias. Sabe aquela pessoa que você não simpatiza? Esta emoção é registrada neste centro de energia. Se a relação for conflituosa, pode inclusive alterar o funcionamento do sistema digestivo, afetando diretamente algum órgão. Distúrbios contínuos podem desestruturar tanto, que o corpo físico não resiste e adoece. É nesta consciência vital que acabamos criando doenças.

Chakra plexo solar em harmonia

O funcionamento harmônico deste 3º vórtice de energia nos traz uma sensação de paz, aceitação e totalidade de nós mesmos. Proporciona harmonia com a vida e a posição que temos nela. Dessa forma, você tem ainda condições de respeitar igualmente os sentimentos e as peculiaridades das outras pessoas. Acaba tendo a capacidade de observar as situações por ângulos menos emocionais, gerando mais segurança e tranquilidade para você e todos a sua volta.

Chakra plexo solar desequilibrado

O funcionamento desarmônico do plexo solar, por outro lado, dá ênfase ao controle. Você acaba querendo controlar tudo conforme seus desejos e pensamentos. Se irrita facilmente e exterioriza aquela porção de raiva que ficou sem digerir anteriormente, completamente sem controle. Pode causar também uma inquietação, pela procura de uma satisfação que falta no interior, gerando as compulsões.

O hipofuncionamento faz a pessoa se sentir abatida e sem ânimo. Tudo parece um obstáculo que impede a realização de seus desejos. Toda esta sensação lhe causa medo, podendo até desenvolver uma depressão ou pânico.

Como melhorar o funcionamento do 3º chakra?

Para facilitar, inicialmente devemos fazer uma limpeza energética com um bom profissional, a fim de recuperar o vórtice (movimentos espirais de escoamento). Feito isso, devemos começar um caminho de auto-observação detalhada para perceber como nossos pensamentos e sentimentos negativos podem estar detonando nosso centro de energia vital. Como está nossa raiva e nossa amorosidade com a vida? Esse é um bom ponto de ser questionado. Outras questões para refletir:

  1. Como tenho me sentido em relação a…(tal situação ou pessoa)?
  2. Tenho me sentido confiante em meus projetos?
  3. Estou muito emocional?
  4. Ainda estou entalado com o que ouvi de fulano?
  5. O que pode estar atravessado em minha garganta nesta situação…?
  6. O que anda azedando a minha vida?
  7. Tenho fome de quê?
  8. Que sentimentos alimento com excesso de comida/internet/compras?
  9. Será que como demais para ocupar maior espaço na sociedade?

Este deve ser um processo cauteloso e amoroso, pois entrar em contato com nossas emoções também pode ser desafiador. Nestes casos, você pode procurar um profissional para te ajudar a organizar as ideias e sentimentos.

Equilibrando o chakra plexo solar

A meditação/atenção plena é realmente uma grande ferramenta de ajuste de chakras. Pode – e deve – ser usada sempre, assim como os exercícios físicos da Yoga. Fazer terapias energéticas com frequência pode auxiliar imensamente no processo de amadurecimento das emoções.

Manter a mente sob observação e controle também é um excelente exercício para escolher os pensamentos adequados. Tomar sol, de preferência no início do dia, casando com a meditação, é energizante e auxilia na recuperação do vórtice. Outra técnica que é recomendável  durante e após a investigação é o Ho’oponopono: assumir suas responsabilidades, perdoar e liberar sempre ajudam nas questões emocionais, proporcionando saúde em seu chakra manipura ou 3º chakra.

Entendendo melhor os chakras

Temos sete chakras que são os centros energéticos, Neles, a consciência ou sabedoria natural da vida percebe e realiza duas funções ao mesmo tempo: representa próprio o órgão, bem como nossas emoções relacionadas ao mesmo. Assim, desenvolvemos a consciência do que está bem em nossa vida ou o que não está. O chakra nos mostra nosso inconsciente em ação.

Todos estes centros são distribuídos próximos e ao longo da coluna vertebral. Sua forma se assemelha a uma antena parabólica e sua percepção, a um radar. Percebem o mundo e sofrem o impacto de acontecimentos e pessoas a nossa volta. Também funcionam como verdadeiras usinas de irradiação de energia, emoções e pensamentos.

Eles são fundamentais na regulação de nosso organismo, proporcionando harmonia e equilíbrio entre o físico, o emocional e o mental, fazendo a ligação entre o corpo material e o mundo subjetivo. Sendo assim, cada um dos sete chakras guarda todas as emoções que vivenciamos, o que afeta, imediatamente, nos resultados físicos e energéticos do nosso dia a dia. Um dia estressante, com muita raiva, afeta negativamente nosso campo energéticos, os chakras e corpo físico.

Agora que você já tem estas informações preciosas, é de sua total responsabilidade o que vai fazer com elas. Nada do que foi dito aqui substitui ir ao médico ou fazer tratamentos. Muito pelo contrário, recuperar seu chakra pode acelerar qualquer um destes processos.

Espero sinceramente que venha trilhar um caminho de consciência com muita saúde e alegrias. Que suas investigações lhes tragam conquistas maravilhosas.

Namastê ! O meu Ser reconhece o seu Ser em todo o seu esplendor !

Limpeza energética com a autora

Regina Restelli realiza atendimentos online no Personare. Faça uma limpeza energética para eliminar seus medos e pensamentos que sabotam suas realizações pessoais!


Agende agora

Regina Restelli

Criadora da Terapia dos Chakras, que promove autoconhecimento e expansão da consciência amorosa. Suas consultas limpam as crenças no campo energético, trazendo bem-estar e energia para autotransformação.

sanatkumara.tera@gmail.com

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos