UPA fechada começa a receber obras em Santo André

Equipamento médico está fechado para obras desde setembro do ano passado e promessa é reabertura em 4 meses

Por Cadu Proieti - Metro ABC

As obras para reforma da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Jardim Santo André, em Santo André, foram iniciadas pela prefeitura. O equipamento, assim como outros seis postos de saúde da cidade, está fechado desde o início de setembro do ano passado pelo programa Qualisaúde, que promete modernizar o sistema público de saúde municipal. 

O Metro Jornal acompanhou o prefeito Paulinho Serra (PSDB) em uma vistoria aos trabalhos na tarde de ontem. No local, cerca de 10 pessoas faziam serviço de revitalização das paredes, dos portões e da parte elétrica.

Quando a unidade foi fechada, há oito meses, houve remoção dos móveis e aparelhos e algumas intervenções na alvenaria foram feitas. Mas a reforma ainda dependia da finalização da contratação da empresa que faria o projeto, processo iniciado em novembro de 2017.

Paulinho admitiu que agora as obras foram retomadas de fato. “Parado não ficou. Se colocar na parte física, (ficou parada) sim. Mas se considerar a parte de projeto e logística, estava andando. Agora, com a empreiteira aqui, está a todo vapor.”

O prefeito explicou o motivo da demora para as intervenções físicas. “Foi um pouco por (falta de) recurso, o primeiro ano foi difícil. Também teve as tratativas com o Ministério da Saúde e um pouco da burocracia. A contratação demorou mais do que a gente imaginava por conta do processo licitatório, algumas empresas entraram com recurso”, disse.

A promessa é reinaugurar todos os sete postos de saúde fechados até janeiro de 2019. No caso específico da UPA Jardim Santo André, a previsão de reabertura é setembro, mas Paulinho promete antecipar o prazo para agosto.

O prefeito disse que as obras nos outros seis postos também foram iniciadas, mas a reportagem esteve na US (Unidade de Saúde) Vila Humaitá e no Centro de Especialidades 3, na Vila Vitória, e não viu trabalhadores nos dois locais.

Campestre e Pq. das Nações vão reabrir em outro imóvel

Dos sete postos de saúde fechados pelo Qualisaúde em setembro do ano passado, dois não vão reabrir no mesmo local. São os casos das USs (Unidades de Saúde) Campestre e Parque das Nações, que funcionavam em prédios alugados e passarão a atender em imóveis próprios da prefeitura.

Segundo o prefeito Paulinho Serra (PSDB), o equipamento do Parque das Nações passará da rua Frei Caneca para a praça Chile. “Fica a dois quarteirões da atual e em um local muito melhor”, justifica o prefeito.

Já a US Campestre passará da rua Simão Jorge para a rua das Figueiras – o número do novo endereço não foi divulgado. “Ficará em uma casa doada à prefeitura que foi toda reformada para receber uma unidade de saúde. Esta estava prevista para ser reaberta em dezembro, mas não passa do meio do ano porque andou muito rápido a obra”, afirmou Paulinho.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo