Secretário de S. Bernardo é acusado de corrupção

Por Metro ABC
Polícia fez apreensões no Paço; secretário Mario de Abreu (em destaque) foi exonerado - marcelo gonçalves/sigmapress/folhapress
Secretário de S. Bernardo é acusado de corrupção

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) e a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de São Bernardo cumpriram, na manhã desta terça-feira até o início da tarde, dez mandados de busca e apreensão, entre eles, na prefeitura e residências. O principal alvo foi a Secretaria de Gestão Ambiental, localizada no sexto andar do prédio, até então comandada pelo vereador licenciado e advogado Mario Henrique de Abreu (PSDB).

O titular da pasta, junto  do diretor de licenciamento, Sergio de Sousa Lima, e do chefe de fiscalização ambiental, Tiago Alves Martinez, é um dos sete investigados pelo Ministério Público do Estado por crimes de organização criminosa, corrupção passiva e concussão (extorsão por servidor público).

O Gaeco pediu prisão preventiva de sete denunciados, que não tiveram nomes divulgados por haver sigilo processual. Porém, o Tribunal de Justiça negou a solicitação da promotoria – que recorreu, mas não obteve sucesso. O órgão não informou o motivo do segredo de Justiça.

A operação, batizada de Barbatanas, realizou a apreensão de aproximadamente 20 computadores,  oito celulares, pendrives e inúmeros documentos. A ação teve apoio de dez promotores, 20 policiais do GOE (Grupo de Operações Especiais) da Polícia Civil e dez viaturas.

Os promotores Bruno Servello Ribeiro e Maria Cecília Alfieri Nacle, responsáveis pela operação, não quiseram dar mais detalhes sobre a denúncia por conta do segredo de Justiça – a investigação continua.

Após tomar conhecimento da denúncia, o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), exonerou o secretário, que foi advogado do tucano na campanha eleitoral, o diretor e o responsável pela fiscalização ambiental. Em nota, a Prefeitura disse que foi “instaurado processo administrativo para apuração do caso”.  O interino da pasta será o advogado José Roberto Gil Fonseca.   

Loading...
Revisa el siguiente artículo