Dia Nacional da Luta contra o Reumatismo

Na última segunda-feira, dia 30 de outubro, comemoramos o Dia Nacional da Luta contra o Reumatismo. Segundo estatísticas, cerca de 15 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de doença reumática. Para se ter uma ideia, são mais de cem doenças distintas que atingem os ossos, articulações, cartilagens, músculos, fáscias, tendões e ligamentos. Além disso, essas doenças também podem comprometer diversos órgãos do corpo humano, como os rins, o coração, os pulmões, o intestino e a pele.

Charge

Idade do acometimento                      
Diferentemente do que muitos pensam, as doenças reumáticas não atingem somente pessoas idosas, podendo atingir pessoas de todas as idades, inclusive crianças. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 130 tipos de doenças reumáticas, como artrose, tendinite, bursite, lombalgia, gota, fibromialgia, artrite reumatoide. A osteoartrose, conhecida como “bico de papagaio”, é uma das mais comuns e atinge 60% da população.

Queixas
Ao contrário de algumas doenças ditas silenciosas, como hipertensão e diabetes, em geral, o reumatismo pode ser mais facilmente percebido. Dores ao esticar os braços sobre a cabeça ou ao elevar os ombros até tocar o pescoço podem ser sinais de doença reumática. Se a enfermidade for descoberta logo no início das manifestações clínicas, e se o paciente tiver tratamento adequado, pode levar uma vida mais tranquila em relação à doença,  reduzindo os riscos de incapacidade física. Fique bem, cuide-se bem!