8 dicas para combater a obesidade

Por Metro Jornal São Paulo

A obesidade atinge um a cada cinco brasileiros e é um dos fatores de risco de doenças como infarto, câncer, diabetes tipo 2, entre outras. Por isso, siga as dicas da endocrinologista e metabologista Tassiane Alvarenga para combater esse risco.

médicos

Encontre uma equipe especializada
Para tratar a obesidade, é necessário ativar uma equipe especializada. Ela deve ser composta por um endocrinologista, um nutricionista e um preparador físico. O apoio da família também é muito importante.

estratégia

Monte uma estratégia
Em conjunto com a equipe médica, trace um plano para reduzir as calorias na sua alimentação, realizar exercícios que você goste, melhorar a qualidade do seu sono, controlar o estresse e não abrir mão de fazer o que gosta por conta da dieta.

caderno

Estipule metas reais
Estipular metas possíveis ajuda no processo de perda de peso e mudança no estilo de vida: Qual é o meu peso ideal? Qual o peso real que consigo atingir? Qual a meta de calorias por dia? Qual a meta de exercício por semana? Quantas vezes por semana posso escapar da dieta?

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Acredite em você!
Acredite que você é capaz de perder peso e dê o melhor de si. Inclua familiares e amigos nessa jornada para ter pessoas ao seu redor que te motivem a continuar e que também acreditam na sua capacidade.

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Comemore cada conquista
Cada quilo perdido é uma vitória e deve ser comemorado. O importante é valorizar cada conquista da jornada de emagrecimento, mesmo as menores – como conseguir fazer meia hora a mais de academia ou resistir àquele bolo de chocolate que você adora, por exemplo -, para permanecer motivado a continuar.

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Se esforce!
Entenda que emagrecer não se trata apenas de perder peso, mas de ficar mais saudável, então não fique desmotivado se não vir resultados na balança logo de cara: isso não significa que você não emagreceu. Com os exercícios, o corpo vai substituindo o tecido adiposo por músculos, que também pesam!

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Combata o estresse com a alimentação
Durante o período de emagrecimento, são tantas dietas e informações que tudo acaba estressando – sem falar no desgaste do dia a dia. Então procure consumir alimentos que combatam a condição, como frutas de baixo índice glicêmico (maçã, ameixa, morango), carboidratos integrais, peixes, castanhas, legumes, verduras e saladas. Coma devagar e em pratos menores.

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Em busca da manutenção
As estratégias principais para a manutenção do peso perdido são pesar-se com frequência, ter um “peso alerta” (em geral 1,5 kg acima do atual), conhecer as calorias dos alimentos (existem aplicativos que ajudam nisso), evitar comer em fast food e criar outras válvulas de escape para os problemas do dia a dia que não seja a comida.

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