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Especialistas falam sobre ‘Luan Santana metaleiro’: influência ajuda marcas

Reprodução/Instagram

A declaração de Luan Santana sobre mudar de estilo musical pegou muitos fãs de surpresa. No entanto, quando o artista revelou que tudo não passava de uma ação de marketing, houve quem se divertiu e também quem não gostou.

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O caso de Luan Santana não foi o único. A cantora Claudia Leitte também fez algo parecido quando anunciou a retirada do sobrenome «Leitte». Entretanto, tudo não passava de uma ação publicitária de um medicamento para pessoas com intolerância à lactose.

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O jogador Neymar é outro famoso que já usou suas redes dessa forma. Em 2016, o astro anunciou que deixaria o futebol para se dedicar à música, mas a brincadeira também fazia parte de uma ação de marketing.

Segundo Luciana Corrêa, coordenadora do ESPM Media Lab, os efeitos de surpresa e brincadeira são pontos de destaque em ações que envolvem perfis de celebridades nas redes sociais. A razão para esse tipo de publicidade ser bastante utilizado está na forma como ele garante resultados às marcas. «Normalmente, faz parte de uma estratégia maior que usa o poder de influência do artista para atingir o público desejado, tanto o de fãs do cantor, quanto de outros públicos, uma vez que ação vira notícia».

Já o especialista de mídia digital da Urso Propaganda João Garrido conta que isso acontece porque hoje o digital faz parte do dia-a-dia dos fãs. «As marcas se comportam nas redes como se fossem pessoas. Por isso, através das associações com famosos, elas acabam criando uma personalidade atrativa», conta.

Impacto na carreira

Campanhas que fazem «pegadinhas» com os fãs podem deixar os seguidores desses artistas descontentes. No caso de Luan Santana não foi diferente. «Será que estou errado em pensar que, essa brincadeira não tem graça?», questionou um fã no Instagram.

A coordenadora do ESPM Media Lab explica que, em um primeiro momento, esse desagrado é comum. «Mas devemos levar em conta que os fãs não deixam de gostar do artista por conta de uma campanha como essa», complementa.

Para João Garrido, quando o artista já tem um relacionamento com seus seguidores, estes acabam entendendo que ações desse tipo são uma brincadeira.

«Há um aumento de Ibope, os famosos aparecem mais na mídia e o fã também gosta de ver seus artistas preferidos em evidência. Por isso, eles acabam se aliando às marcas anunciantes», explica.

Em alta

Em relação aos tipos de publicidade que estão em alta entre os famosos, Luciana destaca a função Stories, do Instagram. Segundo ela, muitos artistas estão usando essa opção para divulgar marcas. Ela também explica o que motiva essa escolha por veicular as ações nos perfis dos próprios artistas ao invés dos canais das empresas ou marcas.»Normalmente, faz parte de uma estratégia maior que usa o poder de influência do artista para atingir o público desejado, tanto o de fãs do cantor, quanto de outros públicos».

Segundo Garrido, os famosos são influenciadores, já que são vistos como ícones. Dessa forma, os seguidores não vão apenas comprar ingresso para os shows, eles também querem acompanhar a rotina de seus ídolos durante o dia, vendo inclusive seus hábitos de vida nas redes sociais. «As marcas aproveitam esse poder de influência para incluírem algum hábito ou produto na vida desses fãs e potenciais consumidores», conta. Essa estratégia garante maior alcance orgânico para a mensagem veiculada.

 

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