Foco

Confira 10 atitudes que podem contribuir para um trânsito melhor

“Minha escolha faz a diferença no trânsito”. Dirigir cansado e irritado ou até mesmo andar na rua com fone de ouvido não é considerado uma infração, mas pode prejudicar a boa convivência nas ruas

Pexels

Você pode até buzinar no trânsito, dar aquela piscadinha no farol se o carro da frente demorar a sair e andar pela rua com fones de ouvido ou falando ao celular.

ANÚNCIO

Pode também cortar o carro da frente numa pista de faixa dupla e, se decidir pegar o volante com sono ou irritado, ninguém vai te impedir. Mas algumas condutas, ainda que não sejam infrações de trânsito, atrapalham – e muito – a boa convivência nas ruas.

Leia mais:
Confira programas que podem ‘turbinar’ o lazer no seu feriadão

Recomendados

Na Semana Nacional do Trânsito, comemorada desta segunda-feira (18) ao dia 25, o Metro Jornal elenca 10 atitudes que mesmo sendo um direito de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, podem ser evitados para a segurança de todos nas estradas.

“Qualquer comportamento do motorista tem reflexos em todo o trânsito no entorno. O que eu faço aqui pode levar outro veículo a se envolver em um acidente logo à frente. Por isso, é importante entender que o trânsito é um lugar coletivo, que a rua é de todos e que nossos atos têm repercussões no todo”, diz a diretora-técnica do Detran-ES, Édina de Almeida Poleto.

O tema da semana deste ano, “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, aborda justamente a importância de pensar nessas atitudes durante qualquer trajeto. Na programação da semana no Espírito Santo, seminários vão abordar assuntos como a formação do condutor e a municipalização do trânsito.

Além de seguir as regras, é preciso também refletir sobre o que mais podemos fazer para evitar acidentes e tornar a convivência melhor para todos. E isso vale tanto para motoristas quanto para motociclistas e pedestres. Até o simples ato de tirar os olhos do celular ao atravessar a faixa de pedestres pode ajudar a tornar o trânsito um lugar seguro. Confira essa e outras dicas no quadro ao lado.

10 comportamentos que, mesmo sendo um direito, podem ser evitados para um trânsito mais seguro

Tags

Últimas Notícias