Foco

Gays não podem doar sangue? Preciso estar em jejum? Veja mitos e verdades

Doar sangue é um hábito de apenas 1,8% da população brasileira, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). Esta atitude que pode salvar vidas ainda é cercada de incertezas, que acabam influenciando as pessoas na hora de ir aos hemocentros.

Por isso, não fique na dúvida. Entenda o que é mito e verdade quando o assunto é de doar sangue e saiba se você está apto para ajudar a salvar vidas.

Leia mais:
Novo aplicativo conecta doadores de sangue a hemocentros
No ‘Dia Mundial do Doador de Sangue’, veja como contribuir

Recomendados

Doar sangue dói?
Mito.
Uma das preocupações das pessoas na hora de doar sangue é saber se dói. Embora a agulha seja um pouco mais grossa do que o comum, a dor sentida é apenas aquela da picada. Algumas pessoas podem ter desconforto durante esse processo, mas na hora da coleta do sangue, a agulha fica imobilizada e não há sensação de dor.

Há um peso mínimo exigido?
Verdade.
Isso acontece porque cada bolsa de coleta já tem um volume padronizado de anticoagulante, que é 400ml. Dessa forma, é preciso ter ao menos 50 kg para que o volume mínimo possa ser coletado.

Quem usa maconha não pode doar?
Mito. Quem fuma maconha pode doar sangue, desde que não tenha consumido a substância nas últimas 12 horas. Essa exigência em relação ao tempo de abstinência também é válida para quem ingeriu bebida alcoólica e é apenas uma restrição momentânea.

Gays não podem doar?
Verdade. A portaria nº 158, de 4 de fevereiro de 2016, do Ministério da Saúde estabelece que «homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes» são impedidos de doar sangue por 12 meses.

Embora hoje se fale em «comportamento de risco» ao invés de «grupo de risco», homens gays sexualmente ativos são impedidos de doar por não passarem na triagem. A justificativa é que eles estão mais expostos a risco de contrair doenças. No entanto, há lugares que não fazem esse tipo de distinção.

É preciso estar em jejum?
Mito. Na verdade, uma das exigências é que a pessoa esteja alimentada. A única recomendação em relação à alimentação é que haja um intervalo de 4 horas entre a última refeição e a doação – mas apenas no caso de haver consumo de comida gordurosa.

Tenho direito a folga no trabalho?
Verdade. A CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) garante que os trabalhadores que doarem sangue voluntariamente têm direito a um dia de folga. A doação precisa ser comprovada para que não haja prejuízo no salário.

Posso doar sangue sempre que quiser?
Mito. Há um tempo mínimo exigido entre cada doação. Para as mulheres, o intervalo entre doações é de 90 dias, enquanto para os homens é de 60 dias. Mulheres podem doar até três vezes a cada 12 meses, enquanto os homens podem doar até quatro.

Quem toma insulina não pode doar?
Verdade. Ter diabetes não é um impeditivo, ainda mais se a pessoa controlar a doença e não apresentar alterações vasculares. No entanto, fazer uso de insulina é um fator que impede a pessoa de doar sangue.

Não pode ter tatuagem ou piercing?
Mito. Quem tiver tatuagem ou piercing pode sim doar sangue, desde que o procedimento tenha sido feito a mais de 12 meses. A exigência existe para o caso da pessoa ter sido infectada com algum vírus durante o processo.

Viajei para o Norte, posso doar?
Depende.
A restrição de 12 meses serve para quem esteve em lugares com alta prevalência de malária, como é o caso do Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos